SAJ: Câmara fará Encontro Municipal sobre prevenção do câncer de mama nesta segunda (9)

(Foto: Reprodução)

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizará, nesta segunda-feira (09), às 10h, no Plenário do Legislativo, o 1º Encontro Municipal do Outubro Rosa. O encontro foi proposto pelo vereador Francisco Freire (PPS). Durante o evento dedicado ao Outubro Rosa, o médico mastologista Luciano Ramos abordará o tema durante um bate papo e ressaltará a importância da campanha, que visa orientar as mulheres para a necessidade da realização do autoexame em casa e os exames médicos de rotina, a exemplo da mamografia. Na avaliação do parlamentar Francisco Freire, é essencial dar visibilidade ao tema e conscientizar a população sobre o câncer de mama que provoca a morte de mulheres em vários países.

“Realizar este bate papo na Câmara de Vereadores é uma forma de alertar a sociedade para a importância dos exames preventivos. O autoexame e a mamografia devem fazer parte da rotina das mulheres”, afirmou Freire. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando descoberto no início, há 95% de chances de cura do câncer de mama. É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos de tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. A população pode acompanhar as sessões no Plenário da Câmara ou, ao vivo, através do site – www.camarasaj.ba.gov.br

*ASCOM



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia