Quem tomou dose de lote interditado da Coronavac deve ser monitorado por 30 dias

Quem tomou dose de lote interditado da Coronavac deve ser monitorado por 30 dias

O Ministério da Saúde definiu nesta segunda-feira (06) em nota técnica, que as pessoas que tomaram doses de um dos 25 lotes interditados da Coronavac deverão ser monitoradas por 30 dias para a “avaliação de possíveis eventos adversos”. Não detalhou no documento, porém, como será feita a vigilância.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o uso de 12,1 milhões de doses do imunizante produzidas em fábrica da Sinovac na China e não inspecionada pelo órgão brasileiro.

A agência, porém, tem afirmado que a medida é por cautela e não há razão para pânico.

O Instituto Butantan, um dos responsáveis pela Coronavac, tem reforçado que a vacina é segura e os lotes passaram por seu controle de qualidade.

O documento orienta ainda manter os lotes interditados em quarentena, na temperatura de 2 °C a 8 °C, até a conclusão da investigação pela Anvisa. “

Após a manifestação federal, a Secretaria da Saúde do Rio informou que os municípios fluminenses devem fazer esse acompanhamento.

Até o momento, somente a prefeitura do Rio informou ter usado as doses do lote interditado pela Anvisa. maioria das doses usadas dos lotes suspensos foi aplicada no Estado de São Paulo.

Autoridades paulistas disseram ter usado cerca de 4 milhões de unidades das remessas interditadas e não registrado qualquer evento adverso.

Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri afirmou à reportagem não ver a necessidade de estratégia de monitoramento muito diferentes das que já são adotadas, uma vez que a interdição por parte da Anvisa se deu por conta do envasamento das doses. “A vacina é a mesma”, reforça o infectologista.

 

Fonte: Estadão Conteúdo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia