Casos de Covid-19 triplicam em SAJ, Amargosa e Valença; Bahia atinge 16.831 casos ativos

Foto: reprodução

Os casos de Covid-19 mais que triplicaram em Santo Antônio de Jesus e em Valença. Registros de grande número de pessoas infectadas com o vírus também foram divulgados em cidades da região como a exemplo de Valença com 551 casos ativos e Amargosa com 205 pessoas infectadas.

boletim
vlenç
amargosa

Em Cruz das Almas, 75 novos casos foram registrados nesta sexta-feira (21), totalizando a 129 pessoas com o vírus ativo.

Segundo informações da SESAB, a Bahia atingiu 16.831 casos ativos da Covid-19 nesta sexta-feira (21), 5.101  nas últimas 24h.

Em entrevista ao Programa do Valente, o secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonel Cafezeiro disse que um problema no sistema de lançamento de dados do e-SUS  foi a causa da inconsistência no número de casos, no entanto, segundo Cafezeiro, 276 casos ativos no município é bastante relevante e gera preocupação não só na população, como também em todo sistema de saúde.

O secretário explicou ainda que, resultados de exames realizados na rede particular foram lançados apenas nesta sexta-feira, o que gerou o boom de novos casos.

Em relação a vacinação, a Diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Dra. Márcia São Pedro disse que 86% da população baiana apta a receber a vacina contra a Covid foram imunizadas com pelo menos a 1ª dose e apenas 17% receberam a dose de reforço.

Para Márcia, a evasão para a imunização se dá pela disseminação de fakes News em relação às vacinas. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica, o objetivo da vacina é gerar imunidade e reduzir o número de óbitos em decorrência da doença ou complicações por conta da infecção.

Em relação a testagem em massa da população Márcia São Pedro destaca que há especificações sobre a definição do público-alvo que deve ser testado. “O objetivo é fazer um diagnóstico assistencial. Primeiro vai se testar os indivíduos sintomáticos com suspeita de Covid-19. Serve também para uma busca ativa, um rastreamento e monitoramento de indivíduos que estão com sintomas ou não e para aqueles contatos de casos suspeitos ou confirmados. Se teve contato com um suspeito de Covid, essa pessoa é testada. E essa ação também tem como objetivo realizar uma triagem para qualquer indivíduo assintomático ou sintomático, independente do estado vacinal ou idade e os trabalhadores da saúde também”, disse em entrevista ao Programa do Valente.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia