‘Deltacron’: estudo descobre infecções por Covid-19 que combinam genes de Delta e Ômicron

Foto: IAKOVOS HATZISTAVROU / AFP

Uma cepa de Covid-19 que combina elementos genéticos das variantes Delta e Ômicron foi encontrada em Chipre, de acordo com Leondios Kostrikis, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Chipre e chefe do Laboratório de Biotecnologia e Virologia Molecular.

— Existem atualmente coinfecções por Ômicron e Delta, e descobrimos esta cepa que é uma combinação das duas — disse Kostrikis em uma entrevista à Sigma TV na sexta-feira.

A descoberta foi chamada de “Deltacron” devido à identificação de assinaturas genéticas semelhantes à da variante Ômicron dentro dos genomas da Delta, disse ele.

Kostrikis e sua equipe identificaram 25 desses casos e a análise estatística mostra que a frequência relativa da infecção combinada é maior entre os pacientes hospitalizados em função da Covid-19 em comparação com os pacientes não hospitalizados.

As sequências dos 25 casos de Deltacron foram enviadas ao Gisaid, o banco de dados internacional que rastreia as alterações no vírus, em 7 de janeiro.

— Veremos no futuro se essa cepa é mais patológica ou contagiosa ou se prevalecerá [sobre a Delta e a Ômicron] — disse ele.

Mas sua opinião pessoal é que essa linhagem também será substituída pela variante Ômicron, altamente contagiosa.

Fonte: O Globo



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia