Governo discute possibilidade de 4ª dose da vacina para idosos e profissionais de saúde

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, começa a ser debatida no Brasil esta semana, de acordo com o jornal O Globo. Membros da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai), criada para avaliar medidas de combate à pandemia no âmbito do Ministério da Saúde, vão discutir sobre uma possível nova etapa de imunização, de acordo com a publicação.

A medida já é adotada por Chile e Israel, onde a quarta dose é aplicada em maiores de 60 anos e outros grupos de risco. Um painel consultivo do Ministério da Saúde israelense recomendou incluir nesse novo esforço todos os adultos, cinco meses após a terceira dose.

Desde o final de dezembro de 2021, uma nota técnica do ministério recomenda a quarta dose no Brasil apenas para pessoas imunossuprimidas, quatro meses após o reforço.

De acordo com O Globo, o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), um dos integrantes da câmara técnica, diz que o grupo vai avaliar a necessidade e o intervalo dessa dose adicional para idosos e profissionais de saúde no país.

Outros países, como Alemanha e Estados Unidos, atualmente discutem a possibilidade dessa aplicação diante do aumento de casos da Ômicron.

Até o momento, não há estudos conclusivos sobre o assunto, que indiquem queda na proteção após o reforço ou em que momento isso aconteceria.

Fonte: Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia