Santo Amaro: morre aos 72 anos dona Nicinha do Samba, uma das mais importantes sambadeiras do país

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma das mais icônicas sambadeiras da Bahia, Maria Eunice Martins Luz, a “Dona Nicinha do Samba”, morreu aos 72 anos em casa, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, na madrugada desta quinta-feira (17). O corpo dela será enterrado no final desta tarde.

Segundo o G1, informações preliminares apontam que Dona Nicinha morreu de causas naturais, enquanto dormia. Ela nasceu em uma tradicional família de sambadeiras e sambadores, e seguiu o legado da família. Maria Eunice era presença marcante em festas de caruru de São Cosme, de Santa Bárbara e reza de São Roque e Santo Antônio.

Homenageada por diversos artistas, Dona Nicinha teve a vida contada no documentário “O mundo aos pés de Nicinha”, lançado em março do ano passado. Ela também foi biografada no livro “Menina Nicinha”, escrito pela neta Evelyn Sacramento.

Título de música de Caetano Veloso, Nicinha também está nos versos do samba “Quebradeira”, interpretada por diversas bandas de pagode, como Gera Samba e Harmonia do Samba.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) divulgou uma nota de pesar pelo falecimento de Dona Nicinha do Samba, aos 72 anos de idade. Na publicação, a Secult manifestou solidariedade a todos os familiares e amigos, e desejou que “a energia e graça de dona Nicinha se façam presentes em forma de conforto neste momento de pesar”.

Fonte: Acorda Cidade



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia