SAJ: “A educação especial está largada”, diz mãe após filho autista não poder ir mais à escola por falta de cuidador

Criança autista não pode ir mais à escola por falta de monitor/cuidador, em Santo Antônio de Jesus.

A mãe da criança de 9 anos procurou o Blog do Valente para fazer a denúncia após várias tentativas de resolver na Secretaria de Educação.

De acordo com ela, seu filho necessita de um cuidador para permanecer na sala de aula.

Quando as aulas retornaram no dia 07 de março, a Escola Municipal Péricles Morais de Andrade disponibilizou uma cuidadora para a criança nas duas primeiras semanas.

Contudo, a direção mandou um aviso que a criança não pode ir mais à escola a partir de segunda-feira por falta de monitor.

“Eles disseram que a prefeitura remanejou a menina que estava como monitora da escola para outra instituição. A prefeitura está nessa desde outubro. A educação especial está sem cuidador e sem transporte escolar”, disse.

Ainda segundo ela, além do seu filho, tem outras crianças na escola que nem chegaram a ir às aulas por falta de monitor.

“Meu filho só tinha conseguido porque meu esposo brigou muito lá. Fui várias vezes na Secretaria e sempre falam que estão selecionando e nada até agora. A educação especial está largada”, frisou.

Ela salientou ainda a dificuldade que encontrou nesses dois anos que seu filho ficou dentro de casa, sem poder estudar.

“É muito injusto, a criança já tem dificuldade para adaptação, quando começa a entrar nos eixos, parou tudo. Achei absurdo porque mexe com tudo na criança, eles não vivem com a situação, não sabem as dificuldades, aí fazem o que quer”, finalizou.

Lei 12.764

Vale salientar que o artigo IVa, da Lei nº 12.764/2012  diz que “os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com transtorno do espectro autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da educação especial, dentre os quais: o atendimento educacional especializado complementar e o profissional de apoio”.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia