Eleições para conselheiro tutelar em SAJ acontecem em 1º de outubro; saiba quem pode votar

Foto ilustrativa reprodução

O município de Santo Antônio de Jesus,  está se preparando para a eleição do Conselho Tutelar, um órgão de extrema importância para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A escolha dos conselheiros tutelares é um processo nacional unificado, e o responsável por coordenar a seleção em Santo Antônio de Jesus é Ailton Santos, membro da comissão organizadora.

“Cada município precisa ter no mínimo um Conselho Tutelar, pelo menos. É o caso de Santo Antônio. Muita gente diz que já caberia mais um,  e eu também acho, mas ai tem uma regra a nível nacional em relação a isso”, explicou durante participação no Programa do Valente, desta quinta-feira (14).

Ailton Santos destacou que a organização da eleição é uma responsabilidade do município e que diversas secretarias estão colaborando para que o processo transcorra de forma eficiente. A Secretaria de Assistência Social, liderada pela Secretária Andressa, é responsável pela coordenação, planejamento e formação da equipe que conduzirá a eleição.

Além disso, outras secretarias, como a de Governo, Cultura, Educação, Saúde, Esporte e Agricultura, estão contribuindo para garantir que a eleição ocorra de maneira adequada. A Secretaria de Agricultura disponibilizará servidores para auxiliar durante o processo.

O Ministério Público autorizou o uso de ônibus escolares para transportar eleitores da zona rural até os locais de votação. O roteiro seguirá as mesmas linhas utilizadas pela Secretaria de Educação, garantindo que as pessoas da zona rural possam participar da eleição.

A eleição para o Conselho Tutelar de Santo Antônio de Jesus está marcada para o dia 1º de outubro de 2023. Todos os eleitores que possuem título eleitoral emitido até 3 de julho de 2023 poderão votar. Será utilizada a urna eletrônica, com trinta urnas distribuídas em ordem alfabética.

“Todas as pessoas que tem titulo eleitoral podem votar. Sendo que, aqueles que tiraram o título até 3 de julho. Quem já tinha, ou tirou titulo novo até 3 de julho de 2023, pode votar. Só não pode quem tirou a partir do dia 4 de julho”, detalhou.

O processo eleitoral é fundamental para fortalecer o Conselho Tutelar e garantir que ele possa cumprir seu papel na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, principalmente no que diz respeito à prevenção e combate à violência sexual e outras formas de violação desses direitos.

Foram aptos 25 candidatos para participarem da eleição, em Santo Antônio de Jesus, que ocorrerá no dia 01 de outubro de 2023, das 8h às 17h no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, na Rua Machado Bitencourt, S/N, bairro Andaiá.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia