Preço da gasolina subiu 12,5% nos postos em 2023

Preço da gasolina sobe 12,5% nos postos em 2023. Diesel e etanol, por outro lado, recuaram.
– Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O preço médio da gasolina nos postos do país aumentou 12,5% em 2023, enquanto o diesel e o etanol tiveram quedas de 6,24% e 11,6%, respectivamente. É o que mostram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgados na última terça-feira (2).

A variação nos preços dos combustíveis foi influenciada por diversos fatores, incluindo a retomada de impostos federais sobre os combustíveis, a cotação internacional do petróleo, o câmbio e os reajustes de preços pela Petrobras.

No caso da gasolina, a retomada de PIS/Cofins em junho de 2023 foi o principal fator que pressionou os preços nas bombas. O imposto federal foi zerado em 2022 pelo governo Bolsonaro, em um contexto de escalada de preços nas bombas e de proximidade das eleições presidenciais.

A cobrança de PIS/Cofins foi retomada integralmente para a gasolina e o etanol em junho de 2023, ajudando a pressionar os preços dos combustíveis — especialmente da gasolina — nas bombas. O retorno da cobrança já era previsto. Em março, inclusive, o governo Lula (PT) já havia aplicado um aumento parcial dos tributos.

Já o etanol teve queda nos preços influenciada principalmente pela boa safra da cana-de-açúcar e pela decisão das usinas de eliminar estoques, com o intuito de diminuir custos e baratear o combustível.

O diesel permaneceu com impostos federais zerados em 2023 — com exceção de quando teve cobranças antecipadas para financiar o programa de carros populares do governo federal. A retomada integral de PIS/Cofins para o combustível ocorrerá em 2024.

Para especialistas, apesar da retomada de tributos, os reflexos nos preços foram moderados. Isso porque a cotação internacional do petróleo caiu no segundo semestre de 2023, ajudando a amortecer o impacto da alta dos impostos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia