“A Ponte Salvador-Itaparica vai transformar o estado da Bahia para sempre”, diz Villas Boas

Ponte Salvador-Itaparica
Sondagem foi iniciada na Ilha de Itaparica no último dia 31 de janeiro – Foto: Divulgação Concessionária

A construção da Ponte Salvador-Itaparica, a maior da América Latina, está em andamento com a fase de sondagem do solo. Iniciada em 31 de janeiro na Ilha de Itaparica e expandida para Salvador em 21 de fevereiro, a sondagem em alto mar na Baía de Todos-os-Santos está prevista para ser concluída em dezembro.

Para Cláudio Villas Boas, presidente da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a ponte vai ser um marco para o desenvolvimento da Bahia:

“É um novo sistema rodoviário, uma nova solução de mobilidade para o povo da Bahia e um projeto de desenvolvimento econômico-social para todo o estado. A ponte é a peça de engenharia mais importante nesse sistema e, sem dúvida, vai transformar o estado da Bahia da forma que a gente conhece hoje.”

Villas Boas destaca como a construção de grandes obras de infraestrutura, como a Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) e a BA-099 (Linha Verde), impulsionou o desenvolvimento urbano e econômico em áreas antes menos habitadas, como o Litoral Norte da Bahia e Lauro de Freitas.

“A ponte é um investimento relevante que torna tudo isso possível. É um desafio de engenharia, um ícone importante e tão esperado, porque vai conectar as pessoas de forma melhor, mais segura e mais rápida, distribuindo melhor a riqueza do estado.”

A sondagem visa confirmar o projeto da ponte, concluído entre 2022 e 2023, através da coleta de amostras do solo em cada ponto onde os pilares serão fixados. Isso permitirá determinar a profundidade e o dimensionamento de cada pilar para garantir a sustentação adequada da ponte.

“A sondagem é fundamental para a segurança e a durabilidade da ponte. Através dela, podemos ter certeza de que a ponte será capaz de suportar o seu esforço necessário e garantir a segurança de todos que a utilizarem.”

A Ponte Salvador-Itaparica representa um futuro promissor para a Bahia, com benefícios em diversas áreas:

  • Mobilidade: Integração da Ilha de Itaparica à Região Metropolitana de Salvador, reduzindo o tempo de viagem e facilitando o acesso a serviços, educação e oportunidades de trabalho.
  • Economia: Impulsionamento do turismo, da indústria e do comércio na região, gerando novos empregos e renda.
  • Desenvolvimento Social: Melhoria da qualidade de vida da população, com acesso a serviços básicos e oportunidades de desenvolvimento.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia