Boletos pagos até 13h30 serão compensados no mesmo dia a partir de 15 de março

boletos

A partir de 15 de março, os boletos bancários pagos até às 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato que o cliente tenha com a sua instituição financeira. Essa mudança, que faz parte de um projeto de modernização do sistema bancário, trará mais agilidade para o processo de pagamento e beneficiará tanto os consumidores quanto as empresas.

Para o consumidor, a principal vantagem é a possibilidade de ter o pagamento de suas contas debitado em sua conta corrente no mesmo dia em que o boleto for pago. Isso significa que, em caso de compras online, por exemplo, o processo de entrega do produto poderá ser iniciado mais rapidamente.

Para as empresas, a nova regra significa que elas receberão o dinheiro das vendas realizadas por meio de boletos bancários com mais rapidez. Isso pode ajudar a melhorar o fluxo de caixa e reduzir os custos com inadimplência.

A mudança na compensação dos boletos bancários envolverá 136 instituições financeiras e, segundo a Febraban, impactará cerca de 57% dos boletos emitidos no país. A expectativa é que, no futuro, toda a liquidação de boletos seja realizada no prazo D+0 (mesmo dia).

Importante ressaltar que a mudança na compensação dos boletos bancários não altera o processo de pagamento para o consumidor. O boleto continuará a ser pago da mesma forma, através dos canais tradicionais, como agências bancárias, caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos de celular.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia