Prefeitura de Nazaré é acusada de fraude na Educação para aumentar arrecadação do FUNDEB

A prefeitura municipal de Nazaré está sendo acusada de inflacionar o número de matrículas na rede municipal de ensino, principalmente àqueles que se enquadram na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A denúncia do vereador Raimundo Vieira Costa Júnior aponta que a adulteração dos dados aconteceu entre os anos de 2016 e 2021, gestão da prefeita Eunice Barreto.

Essa manobra acabaria gerando um aumento na arrecadação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), destinada ao Município, e demais repasses federais.

A quantidade de alunos matriculados na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), um total de 5.428 (cinco mil, quatrocentos e vinte e oito), corresponde a 18,93% da população do município, estimada para o ano de 2021.

Situação já vista

Fiscais do Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) descobriram que muitos alunos matriculados em 2023 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelas prefeituras do estado já até morreram. As cidades maranhenses fiscalizadas declararam ter quase 17% da população adulta estudando nessa modalidade. O número de matriculados é 29 vezes maior que no Brasil.

Segundo reportagem do Fantástico, exibida em 7 de janeiro, no livro de óbitos da cidade de São Bernardo do Maranhão, por exemplo, há vários nomes de pessoas que constam nos matriculados no EJA. O Ministério da Educação (MEC) passa cerca de R$ 4 mil por aluno para cada matrícula na modalidade.

Prefeitura se posiciona

A prefeitura de Nazaré enviou uma nota oficial rechaçando o que chama de “falsas notícias e manipulações políticas da verdade”, e alegando que a gestão é alvo de “ataques infundados” e “denúncias improcedentes”, que estariam visando macular sua imagem e “eficiência e competência”. Veja mais.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia