Cartunista Ziraldo morre aos 91 anos

Foto: reprodução

O cartunista Ziraldo morreu na tarde deste sábado (06), aos 91 anos. A informação da morte foi confirmada pela família.

Ele faleceu enquanto dormia em sua residência, no Rio de Janeiro.

Ziraldo foi o criador da história do “Menino Maluquinho”, seu grande sucesso.

Sua carreira também é marcada por obras como “Turma do Pererê”, além de ter, também, participação ativa na fundação do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos de combate à ditadura militar no Brasil.

Exposição em sua homenagem

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ) recebe, desde o início de março, a exposição sensorial Mundo Zira — Ziraldo Interativo, onde toda a família poderá ter contato com os personagens criados pelo quadrinista e escritor brasileiro, que fazem parte do imaginário infantil de todas as idades.

A mostra ficará em cartaz até 13 de maio, celebrando o talento do artista, que completou 91 anos em outubro do ano passado.

A estreia ocorreu em 2022, em Brasília, onde a exposição imersiva foi vista por 65 mil pessoas. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir do próximo dia 28 no site do CCBB RJ.

A exposição funcionará todos os dias, exceto terça-feira, das 9h às 20h.

Seu estúdio, onde trabalhou durante 70 anos, instalado no bairro da Lagoa, zona sul do Rio, está sendo transformado no Instituto Ziraldo.

As histórias infantis contadas por ele em mais de 200 títulos, incluindo Flics, Menino Maluquinho, Turma do Pererê, Menino Quadradinho, entre outros, ocuparão o saguão e o quarto andar do CCBB RJ, para serem apreciadas por cariocas e outros visitantes.

A direção artística e curadoria são de Adriana Lins e Daniela Thomas, respectivamente sobrinha e filha do artista.

A exposição é realizada pela Lumen Produções e pelo Instituto Ziraldo, com patrocínio da PRIO, empresa do setor de óleo e gás do Brasil, e do Ministério da Cultura.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia