“Ele fez a refeição, porém recusou outras atividades da unidade“, diz secretária sobre homem ostomizado em situação de rua em SAJ

Foto: Blog do Valente

A Secretária de Assistência Social de Santo Antônio de Jesus, Andressa Moese, fala sobre o acolhimento e atendimento do Centro POP ao homem ostomizado encontrado em situação de rua no últimos domingo (5), na saída da cidade.

Ao blog do Valente, Andressa explicou que o homem se chama Silvio, que ele é da zona rural da cidade de Cruz das Almas. Porém mesmo sendo recebido no Centro POP, ele recusou alguns atendimentos.

“Fizemos diversas intervenções e conseguimos trazer-ló para a unidade do centro POP. Ele fez a refeição, porém recusou outras atividades da unidade”, contou a secretária.

“O que se sabe é que ele é da zona rural de Cruz das almas, parece ter um irmão em Cruz, e o pai em Salvador. Mas ele traz falas desconexas, após o atendimento e as recusas ele evadiu do equipamento (POP) e ameacou que se a equipe não abrisse ele iria saltar o muro, o que poderia piorar a situação dele. A gente não trabalha de forma coercitiva, a gente trabalha de forma voluntária dando toda a assistência para a pessoa, principalmente diante de uma vulnerabilidade dessa, mas ficamos frustrados diante da recusa”, explicou.

No que se refere aos cuidados médicos e o uso da bolsa de colostomia, a Secretária explicou que os cuidados foram oferecidos, porém Silvio recusou. Existe a suspeita de que ele mesmo tenha decidido tirar a bolsa.

“Foi ofertado a ele o atendimento, para que a equipe levasse ele para o atendimento médico, visto que existe essa necessidade. Ele não encontra-se mais com a bolsa de colostomia e a gente supõe que ele mesmo tenha tirado”, disse.

Ainda ao Blog do Valente, Andressa contou que a falta de informações dificultam a localização dos familiares e que o Silvio aparenta ter distúrbios mentais.

“Ele aparentemente demonstra um distúrbio mental, agora a gente segue na tentativa de fazer contato com os familiares, pois ele não informou, então a gente está buscando nos sistemas, nos cadastros, mais informações a cerca de familiares”.

A secretária pede a população que, caso encontrem Silvio, que chamem o SAMU, para que os atendimentos médicos necessários sejam oferecidos.

“A gente pede a população que se avistar o Sr. Silvio que ligue para o SAMU, no 192, porque a esquipe da saúde vai fazer uma melhor condição, pois existem ali algumas situações de saúde a se esclarecer” completou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia