Mesmo proibido, ruas de Santo Antônio de Jesus amanhecem repletas de ‘santinhos’ de candidatos

As ruas de Santo Antônio de Jesus amanheceram repletas de ‘santinhos’ neste domingo (07) em frente aos colégios eleitorais. Vale salientar que é proibida a distribuição de santinhos em dia de eleição sujeito a prisão de 6 meses até um ano e pagamento de multa que pode chegar a R$ 15.961,50, mas ainda assim, alguns eleitores fizeram questão de jogar nas ruas. Além de sujar a cidade, a quantidade imensa de papeis pode causar entupimento de esgotos. “Uma grande falta de cidadania, educação e crime eleitoral. Realmente nos traz transtornos”, disse um internauta.

CETEP

Praça Renato Machado

Rua Armando Tavares

Quando é permitidos distribuir santinhos?

A distribuição de santinhos ou panfletos dos candidatos é permitida durante o período de propaganda eleitoral. Em 2018 a distribuição é permitida do dia 16 de agosto até o dia 6 de outubro, um dia antes da votação.

Se houver segundo turno, o período permitido é de 12 a 27 de outubro.

A distribuição de material de campanha pode ser feita nas ruas. A lei também permite que os candidatos coloquem mesas para distribuição do material, mas elas não podem atrapalhar a circulação das pessoas e dos veículos. As mesas de distribuição só podem ser instaladas das 6 horas às 22 horas.

Onde é proibido distribuir santinhos?

Não é permitido distribuir propaganda de candidato em locais como escolas públicas e órgãos oficiais de governo. Também não é permitido distribuir em cinemas, shoppings, clubes, lojas, templos, ginásios e estádios, mesmo que sejam de propriedade privada.

O descumprimento da lei pode levar ao pagamento de multa de até R$ 8.000,00. (eleições 2018)

Texto: Blog do Valente/ Fotos: Djalma Almeida



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia