ACM Neto reforça autodeclaração como pardo e reclama: ‘É porque não sou de esquerda?’

ACM Neto concedeu entrevista ao Podcast do Bahia Notícias
Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias

O tema “ACM Neto, o pardo” tem movimentado as redes sociais. Após a divulgação da autodeclaração racial do candidato do União Brasil ao governo do estado, ele tem sido constantemente contestado por jornalistas, eleitores e opositores.

O candidato concedeu entrevista ao podcast Projeto Prisma, do Bahia Notícia, parceiro do Blog do Valente.

Na sabatina que aconteceu nesta segunda-feira (19), ACM Neto se disse “moreno”, e afirma não ter feito bronzeamento artificial e chegou a questionar adversários políticos que também se declararam como pardos ou pretos à Justiça Eleitoral.

“E Rui Costa, que foi candidato se autodeclarando pardo? E o atual candidato a vice-governador, que se autodeclara pardo? E a deputada Alice Portugal, por quem até tenho respeito, que era branca e mudou para parda? E o deputado Rosemberg, que é líder do governo na Assembleia, que se autodeclarou negro? Essa polêmica não existe com Rui Costa, com Geraldo Jr., com Alice Portugal e com Rosemberg. Existe com ACM Neto. É porque eu não sou de esquerda? Eu não aceito isso”, questionou o candidato.

O governador Rui Costa (PT) chegou a dizer que a autodeclaração de ACM Neto como pardo é “fraude”, pois visaria obter mais recursos do fundo eleitoral através das cotas de distribuição de verbas para pessoas negras.

ACM Neto lembrou que se posiciona como pardo desde 2016, quando a Justiça Eleitoral passou a exigir a autodeclaração racial e ainda não existiam as cotas de distribuição dos recursos do fundo eleitoral. O candidato ainda garantiu que não irá mudar a forma como se declara.

“Se tem algum problema, vamos mudar então o conceito do IBGE ou a regra da Justiça Eleitoral. Agora, você querer que eu me identifique como branco não sendo branco? Eu não me colocaria como negro. Jamais! Mas eu me considero pardo”, declarou.

Questionado sobre se teria feito bronzeamento artificial para parecer possuir uma pele mais escura, ACM Neto rechaçou a possibilidade, disse que sempre foi “moreno” e afirmou estar tomando muito Sol.

“Eu sou moreno, pelo amor de Deus. Nesse período de campanha, a gente está tomando um Sol de lascar”, contou ACM Neto. “Uma certa pessoa, que não vou falar o nome aqui, ainda fez uma brincadeira de altíssimo mau gosto com essa história de bronzeamento artificial, que eu jamais faria”, continuou.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia