Desemprego cai para 14,1% em junho; Brasil acumula 14,8 milhões de desempregados

                                                               Reprodução

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgados nesta terça-feira, 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o desemprego caiu no Brasil 0,6 ponto percentual no trimestre móvel encerrado em junho deste ano, na comparação com o primeiro trimestre, e fechou junho com taxa de 14,1%.

Apesar da queda, o país ainda registra um dos piores índices de desocupados para um primeiro trimestre. Atualmente são 14,8 milhões de pessoas desempregadas. Trabalhadores informais e autônomos crescem. Em um ano quase 5 milhões de pessoas se tornaram informais no país.

De acordo com a a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, “A população fora da força de trabalho subiu muito no ano passado e continua alta, num nível ainda bem mais elevado do que no período pré-pandemia”.

Ela destaca que a comparação anual é com o segundo trimestre de 2020, quando se começou a sentir os efeitos mais fortes da pandemia e a população fora da força de trabalho cresceu bastante. Pelo lado contrário, a população na força de trabalho teve uma expansão de 1,8% no segundo trimestre e chegou a 102 milhões de pessoas. Na comparação anual, o crescimento foi de 6,3%, após quatro trimestres de retração.

*Informações de A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia