Não perca a Mostra Virtual Permanente do IVL

Quem curte um bom samba de roda aí? Entre quarta e sexta, dias 12, 13 e 14 de agosto, às 15h, tem muita música e bate-papo no evento: “Samba chula: tradições e traduções”, que terá a participação do violonista, cantor e compositor Roberto Mendes!

Programação:

4ª feira – 12/08/2020
15:00 – Marília Sodré (Salvador) e Sinho Bernardo (Santo Antônio de Jesus)

5ª feira – 13/08/2020
15:00 – Any Manuela Freitas (Cachoeira) e Pedro Abib (Salvador)

6ª feira – 14/08/2020
15:00 – Roberto Mendes (Santo Amaro da Purificação)

Assista gratuitamente no canal do YouTube: Música UNIRIO

O evento, que faz parte da programação da Mostra Virtual Permanente do Instituto Villa-Lobos-2020, promoverá apresentações e debate entre artistas, pesquisadores e pesquisadoras que têm forte relação com o universo da vertente do samba de roda do Recôncavo Baiano, que é conhecida como chula. As convidadas e convidados abordarão o samba chula desde o ponto de vista do seu desenvolvimento de forma tradicional, junto à suas comunidades de origem, até a elaboração de projetos artísticos e de pesquisa que promovem possíveis traduções dessa manifestação da cultura popular. A mediação do evento será conduzida por Almir Côrtes – professor do Instituto Villa-Lobos e coordenador do evento.
O mote principal desse encontro virtual foi inspirado no álbum duplo “Tradução – Roberto Mendes & convidados”, lançado em 2000 pelo selo Atração Fonográfica. Um dos discos do álbum apresenta registros fonográficos de chulas tocadas ao vivo, por grupos da região de Santo Amaro da Purificação. O outro disco apresenta chulas a partir da tradução e interpretação de Roberto Mendes. O artista se apresenta no dia 14 de agosto, às 15h, no encerramento do evento.
“Samba chula: tradições e traduções” é produzido pelo projeto de extensão Villa de sons e tem o apoio da PROExC – Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia