Silvio Santos volta ao Brasil para apresentar programa proibido pela Globo

Silvio Santos estaria incomodado com os índices de audiência na grade de programação
Foto: ATarde

Incomodado com os baixos índices de audiência em praticamente todos os programas de sua emissora, o dono do Baú retornará de seu período sabático com uma extensa lista de novas atrações na bagagem — e uma delas será comandada por ele próprio. É o game show britânico Weakest Link, rebatizado pelo apresentador como O Mais Fraco Vai Embora, e que deve entrar no ar nas próximas semanas.

Há exatos 20 anos, o formato por pouco não desembarcou no Brasil pelas mãos da Globo: a líder de audiência chegou a um acordo com a BBC para adquirir a atração, inicialmente planejada para ser um quadro do Domingão do Faustão (1989-2021). No entanto, o desempenho de Fausto Silva no game show não agradou aos executivos da emissora, que trocaram o comunicador por Pedro Bial ainda durante a gravação de pilotos. O programa deveria ter entrado no ar em 11 de agosto de 2002, após o Fantástico, mas teve sua produção descontinuada por atritos com a rede inglesa.

De acordo com uma reportagem publicada por Daniel Castro, atual publisher do site Notícias da TV e então colunista da Folha de S.Paulo, a BBC não permitia que o formato sofresse modificações em suas versões internacionais. A Globo, que chegou a oficializar a chegada de O Elo Mais Fraco para veículos de imprensa, voltou atrás e adiou a estreia da atração por “intransigências” vindas dos executivos britânicos. O adiamento, porém, virou cancelamento. Conforme noticiado por Castro, o programa de perguntas e respostas tinha chance nula de voltar a ser feito pela emissora.

Duas décadas depois, a situação de Weakest Link é completamente diferente: o formato passou a ser comercializado pela Fremantle, e não mais pela BBC, e tampouco faz o sucesso de outrora no mercado internacional. Nos últimos dois anos, ele só teve versões em países pouco (ou nada) expressivos para a TV mundial, como Austrália, Chipre, Grécia, Alemanha e Rússia. As exceções ficam por conta do Reino Unido, em que uma temporada chegou ao fim há dois meses, e nos Estados Unidos, em que o game show ganhou uma nova versão na NBC no início deste ano.

Fonte: TV pop

 

Leia mais sobre essa e outras notícias no Blog do Valente e e siga no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia