Uh! Neto, artista cruzalmense, lança “Tira-GostUh” seu primeiro álbum

Foto: divulgação

Uh! Neto denomina seu primeiro álbum como “Tira-GostUh”. Esse título é genuinamente baiano, e reconhecido principalmente em espaços culinários. A palavra “tira-gosto” é caracterizada como algo que estar por vir, sendo um elemento cordial ao demonstrar receptividade para quem chega se sentir como parte do lugar. O “Tira-GostUh” simboliza o estar junto à ancestralidade pela percepção da vida como celebração. 

Sendo contemplado na terceira temporada do Selo Educadora FM independente, o “Tira-GostUh” se apresenta como uma forma de estarmos ainda mais prósimos da ancestralidade, e reconhecer essas raízes é perceber a vida como celebração. As celebrações são quase sempre recheadas de comida e música, e Uh! Neto percebe esse lugar como alimento divino e de conexão. Pelo cotidiano ser conturbado, as pessoas acabam se alimentam por aquilo que as mantem nas condições de sobreviventes. Esse estágio pode ser transmutado quando passamos a nos alimentar por aquilo que nutre nossa essência. O  “Tira GostUh” foi elaborado para conectar e elevar os estágios de percepção ao converter o “negativo” em positivo, e no nosso caso, ofertamos a música como esse alimento. 

A produção executiva foi realizada pela Dedo de Nego Produções. Foi gravado nos anos de 2021 e 2022 por Alan Cerqueira no estúdio ACDRUM em Cruz das Almas e Marcelo Santana na AquaHertz em Salvador. 

Os instrumentais foram produzidos por Allan Nonato Leal, Marcelo Santana e Yan de Santana. O interlúdio “Tira-GostUh” foi gravado por Omin Onawale, sendo masterizado e mixado por  Yan Santana. O Sound Designer do álbum foi realizado por Yan Santana. A direção musical ficou por conta de Uh! Neto, Yan Santana e Marcelo Santana. A fotografia da capa e contra-capa foi feita por Manuela Ondeá. A arte gráfica foi criada e pensada por Edyfx.

Quem é Uh! Neto

Uh! Neto é oriundo da comunidade periférica denominada de Banguela. Ela está localizada na cidade de Cruz das Almas, na região do Recôncavo da Bahia. O artista iniciou sua carreira em 2005, e atua especificamente como Mestre de Cerimônia (MC) no RAP, Arte-educador e produtor artístico-cultural.

Uh! Neto percebe o Recôncavo como solo sagrado, que traz sustentabilidade à vida pelas interações comunitárias. Partindo desse lugar ancestral, as suas composições se propõem falar daquilo que sempre esteve com/nas pessoas, o amor. Influenciado por gêneros musicais como: o Samba de roda, Repente, Forró, Jazz, Blues, R&B, Reggae e o RAP, suas criações buscam ressignificar as estéticas sonoras e narrativas violentas como meio de trazer outros olhares sobre os cotidianos por temas como a: ancestralidade, espiritualidade, racismo, problemas sociais e autoestima. 

Seguindo seu propósito de vida, Uh! Neto é educador por aptidão, sendo também Filosofo, Mestre, e atualmente, está doutorando em Educação e Contemporaneidade (UNEB/PPGEduC). Desde 2012, realiza a formação de pessoas negras por meio da arte-educação com a oficina Ciranda de Rimas, a qual preza pela formação intelectual e autoperceptiva por aspectos da vida ligando a filosofia ao RAP. 

Canal do artista no YouTube – Uh! Neto 

Perfil do artista no instagram – @uh.neto



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia