Celebrando 36 anos de profissão, Gabriel Lopes Pontes lança o romance “Absynto Azul”

Foto: Marcelo Oliveira / Divulgação

Celebrando neste mês de agosto 36 anos de atividades profissionais, o artista baiano Gabriel Lopes Pontes lança o romance “Absynto Azul”, em que mistura sem cerimônia a temática típica da science fiction e das histórias em quadrinhos de super-heróis para narrar a estória de um amor adolescente cheia de sexo e humor.

Seu protagonista, Franquinho, é um jovem milionário, superdotado e multitalentoso. Bonitão, másculo, atlético e um tanto quanto enigmático, ele é paparicado por pais e empregados, cobiçado pelas garotas e invejado pelos amigos. Só que, sem que ninguém além dele saiba disso, também é portador de capacidades sensoriais tão estranhas que bem poderiam ser consideradas superpoderes.

Na verdade, ele tem pleno domínio sobre seus sentidos. É capaz de sentir na boca o sabor que quiser, independentemente do que esteja ingerindo. Pode escolher o cheiro que prefira sentir, por mais que este cheiro seja bem suave e por muito que a fonte deste cheiro esteja longe dele. Também pode selecionar o som que quer ouvir e ouvi-lo no volume do seu agrado, mesmo que a uma grande distância. Seu tato é tão sensível que sua pele pode distinguir cada um dos fios que compõem a urdidura de qualquer tecido que toque. Ele não vê os seres, as paisagens, as construções, os objetos do mundo com suas cores reais, mas com as cores que melhor lhe aprouver. Como se não bastasse, desde a mais tenra infância que Franquinho está sempre de óculos escuros, mesmo à noite e em ambientes penumbrosos, o que só contribui para reforçar a aura de mistério que o cerca.

Ao completar dezoito anos, ele experimenta uma bebida rara, muito forte e de coloração incomum. A partir daí, toma consciência de que é um criminoso de outro planeta, exilado entre nós, e que terá três apenas chances de voltar ao seu mundo de origem. Mas uma escolha terrível lhe está reservada. Se optar pelo retorno ao seu planeta, onde as cidades são de jade e as pessoas têm asas, perderá toda e qualquer possibilidade de recuperar a mulher que ama. Por outro lado, se preferir ficar em companhia daquela que suspeita que é a sua amada, não terá mais nenhuma chance de reverter seu exílio.

Baiano de Salvador, Gabriel Lopes Pontes nasceu em 1966, numa família de profissionais de teatro. Como era de se esperar, cedo manifestou interesse pela Arte. Até que finalmente se decidisse pelo cinema e pela literatura, atuou por longo tempo no campo das artes plásticas e do teatro nos estados de Bahia, Sergipe e Paraná, obtendo diversas premiações.

Cofundador e colíder do Movimento NOVOCINEMANOVO pela renovação do documentário nacional, assinou em parceria cinco curtas antes de partir pra carreira solo, filmando em Lisboa um longa sobre o Fado. Seus filmes foram exibidos e laureados em todo o território nacional e em países como Portugal, Holanda, Alemanha e Suécia. Sua literatura tem sido definida como Pós Realismo Fantástico, devido, entre outros fatores, à fusão que promove dos gêneros fantástico, erótico e humorístico. “Absynto Azul”, publicado pela editora paulista Becalete, integra a sua “Tríade da Solidão”, composta ainda pelos romances “A Linha”, lançado pela Simples Assim em 2018, e “O Ano Em Que MIGUEL VINAGRE Perdeu A Visão” (no prelo).

FICHA

Título: Absynto Azul
Autor: Gabriel Lopes Pontes
Editora: Becalete
Número de páginas: 215
Como adquirir: Livraria Escariz do Shopping Barra ou pelo e-mail [email protected]
Valor: R$ 42,00 com frete incluso para qualquer ponto do país.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia