Secretário contesta afirmação do deputado Rogério Andrade sobre carência de planejamento no município

O Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Everaldo Ferreira Junior, lamenta que o deputado estadual Rogério Andrade (PSD), em um esforço apressado de lançar a sua candidatura ao posto ocupado pelo prefeito Humberto Leite, teça comentários genéricos e negativos acerca do planejamento municipal. Em entrevista concedida ao Blog do Valente, na quinta-feira (10), durante cerimônia do Prêmio Melhores do Ano, o político atribuiu à gestão da cidade responsabilidades do governo do estado, do qual goza de inúmeros privilégios.

Na entrevista, o deputado Rogério Andrade afirma que a “falta de investimento em planejamento [municipal] afasta o empresário que vem de fora”.  Na verdade o político esquece-se ou omite-se quanto ao fato de que, recentemente, a cidade foi contemplada com uma unidade da rede Carrefour, o Atacadão. Responsável por proporcionar inúmeros empregos diretos, trata-se de uma franquia presente em todas as regiões do país e uma das nove existentes na Bahia, presente na cidade sem implicar no fechamento de nenhum outro estabelecimento atacadista.

O secretário esclarece ainda que a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), bem como a conclusão das obras do Distrito Industrial do município – ambas atribuições do governo estadual-, concretamente, atrairiam ainda mais o empresariado à capital do Recôncavo. Frise-se, porém, que o gestor Humberto Leite conhece e participa dos processos relacionados não apenas ao crescimento da indústria, mas também ao comércio local.

Nesse sentido, o prefeito aproximou a sua gestão da Associação Comercial e Industrial do município e lhe envolveu diretamente na escolha do responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento, referente a 2015, Santo Antonio de Jesus está entre as dez cidades melhor colocadas no quesito “emprego e renda”. Seu desenvolvimento, além isso, é considerado “moderado” – categoria mais próxima do desejável “alto desenvolvimento”.

Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2015, Santo Antonio de Jesus admitiu percentualmente mais pessoas, em relação à sua população, do que Amargosa – onde o deputado foi bem votado –, também perante ao seu contingente populacional. Os números 7,79%, de SAJ, e 1,09%, da cidade vizinha demonstram a discrepância. Em Elísio Medrado, administrada pelo irmão do deputado Rogério Andrade, o percentual de contratação é de menos de 1%, em relação à sua população. Santo Antonio contratou 18 – 1812% – vezes mais pessoas do que Elísio.

Ademais, o secretário afirma que gestor Humberto Leite não foi condescendente com qualquer ação contra a diminuição de empregos diretos ou indiretos, seja na indústria e comércio ou outro setor. Já o deputado estadual Rogério Andrade apoia a sigla que extinguiu a Diretoria Regional de Educação (Direc), o Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba) e a Diretoria Regional de Saúde (Dires), as quais empregavam indiretamente um considerável contingente de santoantonienses. Foram suprimidos, inclusive, direitos de funcionários públicos.

*Ascom



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia