Yasmin Brunet perde R$ 7,9 mil em golpe de aplicativo de comida

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Vítima de golpe na noite de terça-feira (21), a modelo Yasmin Brunet, 33 anos, perde R$ 7,9 mil após pedir comida através de um aplicativo de entrega no Rio de Janeiro.

Em seu perfil do Instagram, a modelo relatou que o entregador se atrasou e informou que não ia conseguir entregar a comida. Assim, ela tentou contatar o restaurante, mas o número era falso.

“Uma mulher atendeu e fingiu que estava trabalhando no restaurante que eu pedi a comida. Falei que era Yasmin e que o cara me disse que não ia conseguir me entregar. Ela pediu desculpas e perguntou se queria que enviasse outro prato”, contou.

Ainda de acordo com ela, dez minutos depois da ligação, um entregador chegou sem retirar o capacete e parou a moto do outro lado da rua para não ser registrado pela câmera de segurança.

Ao realizar o pagamento, o golpista passou o valor em uma máquina diferente que não exibia no visor, ou seja, o valor era exibido apenas no aparelho celular, mas diferente do preço real do alimento.

“Ele me mostrou R$ 77 na tela do telefone dele, como se estivesse conectado na maquininha. Só que na tela da maquininha não aparecia nada, nenhum número. Eu senti que estava estranho, mas achei que estava noiada, porque isso nunca tinha acontecido comigo”, disse.

Segundo ela, ao colocar a senha ouviu o som da transição aceita, porém o criminoso garantiu que o cartão não tinha autorizado a compra.

“Eu falei: ‘Me mostra que deu não autorizado? Eu sei que passou, preciso que você me mostre’. Ele disse que eu tinha que pagar o valor da comida, que R$ 77 era o valor da taxa de entrega. Ele começou a enrolar, começou a tremer”, explicou ela.

Contudo, desconfiada das atitudes, Yasmin ligou para a operadora do cartão e descobriu que o rapaz havia roubado R$ 7,9 mil dela.

“Sabe quando você sente que tem algo de errado? Ele chegou e começou a se explicar. Achei estranho. Ele ainda me perguntou o valor (…) Eu fiquei em choque quando a mulher falou que tinha passado R$ 7,9 mil”, disse.

De acordo com dados do Procon-SP, as reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de apps de entrega de comida cresceram 186% em um ano.

Para o Uol, bem semelhante ao que aconteceu com Yasmin, o golpe funciona assim:

-Após o pedido pelo app, o (a) cliente recebe uma mensagem do (a) entregador (a) dizendo que sofreu um acidente e que outra pessoa realizará a entrega;

-Uma suposta central de atendimento entra em contato confirmando a história e dizendo que é preciso pagar uma taxa de entrega para o novo entregador, porque a taxa anterior será estornada;

-Uma outra pessoa chega com o pedido e com a maquininha para cobrar a nova taxa;

-Na tela, pode parecer que o valor está correto, mas na verdade é cobrado um valor muito mais alto;

-Uma vez que a senha é digitada pelo cliente, o golpe é concluído.

Como se prevenir?

Prefira pagar o pedido diretamente no aplicativo, para não precisar usar a maquininha;

Fique atento ao aviso na tela do aplicativo: as empresas não fazem cobrança via maquininha na hora da entrega se o pagamento já foi feito pelo app;

Se for pagar na entrega, preste atenção no valor na tela e se a maquininha está em boas condições. Se não for possível enxergar o valor, não efetue o pagamento;

Ao digitar sua senha, digite de uma maneira que outras pessoas não vejam;

Se tiver instalado, cheque o valor cobrado pelo aplicativo no banco assim que possível após a compra.

Caso você tenha sido alvo do golpe do delivery, é importante fazer um boletim de ocorrência para que a polícia tenha registros para ajudar nas investigações.

*Informações do Uol/Atarde



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