Rishi Sunak é o novo primeiro-ministro do Reino Unido

Rishi Sunak é visto saindo de sua casa, em Londres, Inglaterra, na manhã do dia 24 de outubro de 2022 — Foto: REUTERS/Peter Nicholls

O ex-chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.

Ele foi nomeado líder do Partido Conservador, nesta segunda-feira (24), após sua principal adversária, Penny Mordaunt, retirar a candidatura pela liderança do Partido Conservador enquanto batalhava para angariar o apoio mínimo de 100 parlamentares conservadores.

O Comitê de 1922, grupo de parlamentares conservadores responsável pelo processo de escolha da liderança, anunciou que Sunak fará um discurso ao Parlamento às 10h30, horário de Brasília.

Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III, mas ainda não há previsão oficial para o encontro.

Sete semanas atrás, parecia que estava tudo acabado para Rishi Sunak. Após apostar alto, rompendo com Boris Johnson e se candidatando pela liderança do partido, ele perdeu a disputa para Liz Truss e se recolheu para a bancada do Parlamento britânico.

Em um sinal da imprevisibilidade que impera atualmente na política britânica, ele agora assumirá o governo com o apoio de mais da metade dos legisladores conservadores, conforme informou a PA Media nesta segunda (24).

Ele assumirá o cargo após a renúncia da premiê Liz Truss – a líder conservadora com o mais breve mandato na história do Reino Unido.

Quem é Rishi Sunak

Sunak se tornará a primeira pessoa não branca a liderar o Reino Unido – e aos 42 anos, também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em mais de 200 anos.

Sunak, cujos pais vieram da África Oriental para o Reino Unido na década de 1960, é descendente de indianos. Seu pai era um médico local, enquanto sua mãe administrava uma farmácia no Sul da Inglaterra, algo que Sunak diz que deu a ele seu desejo de servir ao público.

Ele tem experiência no combate à crise econômica, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19 e se posicionado como o candidato das “finanças sólidas”.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.