Curso de cientista de dados: porque você deve dar este passo?

Sabia que só este ano, foram vendidos mais de 1,15 bilhão de celulares no mundo? Sim, esse aparelhinho aí que provavelmente está na sua mão e que talvez você até esteja lendo este artigo aqui simplesmente “controla” quase toda sua vida. Do entretenimento ao pagamento de contas, o mundo digital engoliu toda nossa rotina.

 

Não à toa, a gente viu um hype gigantesco recentemente sobre as profissões de tecnologia. Antes tarde do que nunca, as empresas perceberam que a digitalização veio para ficar e quem não acompanhar essa tendência vai ser jogado para fora do barco. Ao mesmo tempo, os profissionais também se deram conta que, apesar do mercado aquecido, a concorrência se tornou implacável, e uma boa formação no desenvolvimento profissional, a partir de um curso de cientista de dados, por exemplo, é uma vantagem e tanto.

Caso decida ir por este caminho, saiba que você vai ser muito mais do que um profissional de TI. No caso, ser um cientista de dados é a sua chance de participar diretamente no desenvolvimento de plataformas corporativas e da estratégia e tomadas de decisão das empresas. Com o apoio da Inteligência Artificial ainda, as pesquisas mostram que quem atuar nesta área vai ter vida longa e próspera pelo menos para os próximos 20 anos.

Uma era focada na ciência de dados

As empresas que ainda não se ligaram que o mundo está acontecendo quase 100% no mundo digital está precisando de um GPS para se localizar no mercado. Foi-se o tempo em que um produto bonito e minimamente funcional era o suficiente. Agora, é preciso aprofundar e compreender quais os principais comportamentos dos usuários que utilizam um determinado serviço.

Assim, podemos dizer que, o cientista de dados não só é um colaborador qualquer na empresa, mas também tem um papel fundamental para guiar a estratégia da instituição para mantê-la relevante por muito mais tempo e não sucumbir à concorrência.

Digitalização: não importa qual: Internet das Coisas (IoT), redes sociais e muitas outras ferramentas têm gerado dados em um volume gigantesco. E rápido demais! O que para muitos pode parecer um monte de números aleatórios, a verdade é que isso diz muito sobre como os usuários estão interagindo com as plataformas. Usar diferentes linguagens de programação para compreender é o início que guia a estratégia das empresas.

Senso crítico: Esse monte de dados precisa, claro, ser traduzido. Para isso, bem-vindo, cientista de dados! Ele é responsável por utilizar sua capacidade crítica e conhecimentos técnicos para juntar, analisar e comunicar todas as informações encontradas.

Amplo: O cientista de dados é peça fundamental na estratégia corporativa. Neste caso, qualquer empresa que possua produtos digitais ou tenha uma mínima participação na web, já consegue produzir toneladas de dados para serem analisadas. Por isso, em qualquer setor da nossa economia – de alimentos a automóveis – a ciência de dados é peça-chave.

Previsibilidade: Prever eventos e tendências dá vantagem enorme a qualquer empresa. Assim, a coleta de dados não só é usada para a estratégia de ações imediatas, mas também foca no longo prazo para que a instituição permaneça competitiva, diante de seus concorrentes.

A Inteligência Artificial vai acabar com o cientista de dados?

Desde que a Inteligência Artificial surgiu, houve muito burburinho em torno de como a tecnologia poderia afetar o emprego de muitas pessoas. Porém, o que a maioria ainda não percebeu, é que o mercado quer a adaptação à tecnologia, não a substituição do colaborador.

Por isso, para o cientista de dados, a inteligência artificial vai ser “apenas” mais uma ferramenta no dia a dia de trabalho. Ela será totalmente focada em automatizar e facilitar o processo de atividades rotineiras e repetitivas, que exigem uma grande atenção, como limpeza de dados e análise preliminar, mas que acaba desfocando de tarefas mais complexas.

Agora, a ciência de dados conta, então, com um aliado muito poderoso na rotina de trabalho. Então, o profissional vai poder interagir e aperfeiçoar suas habilidades nas várias linguagens de programação e destinar a energia necessária e adequada para a interpretação crítica de informações que estejam alinhadas com a estratégia da empresa.

Por isso, é nítido que a IA vai fazer parte constante do dia a dia do profissional cientista de dados. E a adaptação e conhecimento sobre essa ferramenta vai não só dar vantagem em processos de recrutamento e seleção, como posicionar o profissional para expor todo seu potencial de análise crítica.

Para que serve a ciência de dados?

Se você é um novato por aqui ou sabe que o cientista de dados é uma das profissões relacionadas à tecnologia, mas tem pouco conhecimento, vale sempre explicar como é o trabalho deste profissional.

Em linguagem mais direta, a ciência de dados é o conjunto de diversos conhecimentos, como estatística – e por isso é bom gostar nem que seja um pouquinho de matemática –, tecnologia da informação e, claro, análise de dados. Juntos, estas habilidades compõem a parte técnica da profissão. Para muito além disso, você não pode deixar de lado outras skiils, como a análise crítica, que vai guiar uma boa interpretação de dados.

Com isso, não importa o setor da economia que você trabalhe, o cientista de dados tem papel quase que único na estratégia e desenvolvimento dos negócios da empresa. Desta forma, é natural que o mercado exija habilidades específicas e mínimas dos cientistas de dados. Neste caso, estamos falando de conhecimentos em linguagens de programação, machine learning, big data e, claro, estatística.

Vale a pena investir em um curso de cientista de dados?

Para aqueles que trabalham com tecnologia, é fundamental saber o quanto este mercado é dinâmico e se desenvolve rapidamente. Por isso, é sempre importante estar preparado para novos desafios, sejam eles oportunidades de alavancar a carreira ou até mesmo o desenvolvimento de uma nova ferramenta de trabalho.

Quando olhamos para o cientista de dados, essa narrativa é muito mais intensa, já que a área de ciência de dados evolui muito rapidamente no mundo. Aqueles que não conseguirem acompanhar estas mudanças, tendem a ficar para trás.

TripleTen: o melhor curso de cientista de dados!

Caso este seja um caminho que você deseja trilhar, o curso da TripleTen é o passaporte para você iniciar essa jornada. Afinal, há muitas vantagens em participar deste bootcamp para desenvolver suas habilidades, como:

Programa: Perspectivas teóricas são fundamentais para que você possa colocar a mão na massa. Por isso, o curso de dados da TripleTen foca em disciplinas que vão, de fato, aprofundar seu conhecimento e fazer a diferença em seu dia a dia, do machine learning e big data às tendências de mercado.

Vivência: Orientado à prática, o programa te permite participar de trabalhos e projetos da vida real, trazendo a experiência do ambiente de trabalho e a criação de portfólio qualificado que vai te dar vantagem nos processos seletivos.

Comunidade: Alunos e tutores estão sempre engajados para trocar dúvidas, experiências e fazer network, o que vai permitir que você se desenvolva ainda mais.

Para você dar seus primeiros passos na TripleTen, o cupom FUTUROBR30 vai te dar 30% de desconto na compra do curso de cientista de dados da https://tripleten.com.br/ (TripleTen). Se inscreva já!



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia