“Bolsonaro é fugitivo confesso”, diz Alexandre Padilha após vídeos de embaixada

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha – Gabriela Biló – 31 out. 2023/Folhapress

O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, declarou nesta segunda-feira (25) que os vídeos do sistema de segurança da embaixada da Hungria, em Brasília, evidenciam que o ex-presidente Jair Bolsonaro é um “fugitivo confesso”.

“Que o Bolsonaro é um fugitivo confesso é zero surpresa, mais uma vez ele mostrou os seus planos de fugir. Ele fez isso no final do ano retrasado, depois das eleições, de ter fugido para os Estados Unidos”, disse Padilha, após ter acompanhado sessão em homenagem aos 200 anos do Senado Federal. “Várias vezes disse que tinha a possibilidade, [que] tem contato com chefes de estado da extrema direita do mundo, a coalizão da morte, do desrespeito aos direitos humanos. Mais uma vez essas imagens só reforçam que Bolsonaro é um fugitivo confesso”, continuou o ministro.

Padilha ressaltou que cabe à Polícia Federal e ao Judiciário decidir como agir com base nas imagens, e destacou que o presidente Lula tem garantido total autonomia ao funcionamento institucional da PF. Ele também afirmou que o governo tem apoiado as ações que fortalecem o estado democrático de direito no país.

Os vídeos do sistema de segurança da embaixada da Hungria, em Brasília, revelam que Jair Bolsonaro permaneceu na missão diplomática por dois dias após uma operação da Polícia Federal que resultou na apreensão de seu passaporte.

Quatro dias antes, a Polícia Federal havia apreendido o passaporte de Bolsonaro, no âmbito de uma investigação que apura uma trama golpista liderada pelo ex-presidente para mantê-lo no poder apesar da derrota eleitoral para Lula.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia