O prefeito ACM Neto hasteou a Bandeira Azul na praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha dos Frades no início da tarde deste domingo (27). O evento oficializa a entrega do selo internacional de caráter socioambiental, que existe há mais de 30 anos. A Ponta de Nossa Senhora é a primeira praia do Norte e Nordeste e a sexta do país a receber essa certificação.
O hasteamento também faz parte da primeira edição da Virada Sustentável de Salvador. Desde sexta-feira (25) estão sendo oferecidos eventos gratuitos de música, teatro, exposição, literatura, debates e oficinas em toda a cidade. Confira a programação completa deste domingo clicando aqui.
O reconhecimento internacional pela conservação da natureza da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe veio em 2015, por um júri da organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE), que certifica com o selo Bandeira Azul praias e marinas em todo o mundo com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger ambientes costeiros e marinhos.
“A ideia é que a gente possa estender a Bandeira Azul para o maior número de praias possíveis de Salvador, pois se trata de uma certificação muito completa. O selo nos traz um destaque especial porque o selo coloca Salvador entre as melhores praias do mundo, o que nos permite vender melhor a cidade e as ilhas, que continuarão tendo uma atenção especial da Prefeitura”, disse ACM Neto.Segundo a Fundação Baía Viva, que tem convênio com a Prefeitura para fazer a manutenção da praia, durante o processo para obter a certificação, que durou cerca de dois anos, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe já registrou um aumento médio diário no número de turistas internacionais de 15 para 60.
Segundo o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, por meio do financiamento do Prodetur, existe a projeção para que as praias de Stella Maris, Ipitanga e Itapoã também receba o selo, sendo que Stella Maris é a que está com o processo mais avançado. “A certificação exige um critério de qualidade do banho além do que o Inema avalia. Essa análise já contratamos há um ano e o selo Bandeira Azul pede um período de pelo menos dois anos. É o tempo que a prefeitura deve demorar para licitar e executar as obras na praia de Stella, para ser tornar apta a receber o selo”.
Fiscalização contínua – A coordenadora da Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi lembrou que a fiscalização para que a praia mantenha a Bandeira Azul é permanente. “A certificação precisa ser renovada e por isso mantemos inspeções durante todo o ano. A continuidade depende dessas inspeções, que também são feitas antes da avaliação do júri e da oficialização da certificação”. Outras seis praias e três marinas no Brasil estão prestes a receber a Bandeira Azul após a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.Também presente no hasteamento da bandeira, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça, destacou que com a certificação irá dar uma maior promoção ao destino Salvador. “Agora vamos poder divulgar a praia com esse selo de certificação. Acabamos de entrar no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, o que também é uma ótima promoção, sobretudo para o turismo internacional”. (iBahia)


