“Cultura é aquilo que estrutura a vida humana”, diz Rui em ato de publicização da Osba

A publicização da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) marca um novo momento da cultura baiana, na opinião do governador Rui Costa, que assinou, na tarde desta terça-feira (4), o contrato que garantirá uma gestão mais moderna ao grupo. “A cultura é aquilo que estrutura a vida humana”, disse Rui durante a solenidade, realizada no palco do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com apresentação da Osba sob a regência do maestro Carlos Prazeres.
Com a mudança, a Osba fará parte do Programa Estadual de Organizações Sociais. Desta forma, continuará sendo mantida pelo Estado, porém administrada por uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos. Isto lhe permite expandir o seu corpo de músicos e gerir a instituição com mais agilidade, além de possibilitar a captação de recursos de forma mais abrangente e proveitosa.
“A publicização da Osba foi uma decisão do Estado da Bahia porque essa era a direção lógica dos corpos estáveis de quase todos os teatros do Brasil. Na verdade foi uma forma também do governo propiciar a Orquestra Sinfônica da Bahia a alçar novos voos e conseguir a garantia da sua sustentabilidade. Decisão, portanto, em consonância com as outras Orquestras Sinfônicas do país e do mundo”, afirmou o secretário de Cultura, Jorge Portugal.

Fotos: Pedro Moraes/GOVBA



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia