Rui nega que dados sobre violência sejam escondidos

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), negou que as informações divulgadas pela Secretária de Segurança Pública (SSP), a respeito dos dados sobre a violência no estado, sejam escondidas.
“O que acontecia antes, era que como outros estados brasileiros, os dados não eram processados, como as delegacias não eram e ainda hoje a maioria não são informatizadas, você não tem um registro online da ocorrência, então o que acontecia e nós corrigimos, ao fazer o balanço de um ano as informações do município não tinham chegado, então aquilo não era lançado naquele ano. Nós resolvemos isso e é obrigatório agora, todo mês, todas as delegacias atualizarem seus números eu desconheço essa restrição a informação. Os números são colocados de forma transparente”, explicou o governador.
Ainda segundo o petista, a Bahia não perde em nada para outros estados no que se trata de divulgação de dados. “No ponto de vista de transparência, nos números de violência a Bahia está nos estados com maior transparência. Se tiver algum, está igual a nós, não maior”, afirmou.
A Bahia foi considerada o segundo estado com maior nível de transparência econômica, segundo levantamento da Escala Brasil Transparente (EBT),feito em 2017. O estado só perde para Alagoas.
O estudo avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) em 26 estados, no Distrito Federal e em 2.328 municípios brasileiros.
Esse é o segundo ano que a Bahia recebe nota máxima no que se refere ao cumprimento da Lei. Para elaborar o ranking, a metodologia analisa 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso Informação, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota.
*Bnews


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia