Homenagem a mortos vira protesto na ilha de Itaparica

Cerca de 200 moradores do município de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, realizaram, na tarde deste sábado (26), uma homenagem aos 18 mortos do naufrágio na baía de Todos-os-Santos, na última quinta-feira (24). De mãos dadas, com balões e flores nas mãos, os moradores fizeram um grande círculo diante da igreja da cidade, entre eles estavam parentes das vítimas do naufrágio. O local fica ao lado do pier de onde diariamente partiam as lanchas com destino a Salvador. Após o acidente, as viagens de travessia estão suspensas.

Os presentes rezaram o Pai Nosso, Ave Maria e cantaram músicas religiosas. Parentes das vítimas carregavam cartazes que criticavam a negligência no controle das travessias. Um deles dizia: “Queremos saber quem é o responsável por esta tragédia”.

A homenagem foi seguida de uma série de discursos que criticaram a precariedade das lanchas e balsas que fazem a viagem até Salvador. “Não é de hoje que a gente chora por essa balsa e pelo ferry-boat [balsa], que é imundo, é sujo, é humilhante. A gente quer apenas respeito. O imposto que a gente paga aqui é igual ao de qualquer outro”, disse uma das moradoras.

“Todos aqui têm uma queixa à fazer sobre essa travessia. Mas nunca fomos visíveis. Nós somos invisíveis perante a Agerba (agência estadual que regula o transporte local) que não tem um posto aqui em nosso território, e perante a Capitania dos Portos”, disse outro morador.

A ausência de políticos locais e a falta de explicações para o acidente também foi lembrada. “Nós precisamos agora é lutar para ouvir. Para ouvir as explicações da Agerba, da Marinha, dos governantes. Precisamos exigir uma audiência pública aqui para que seja explicado o que aconteceu”, discursou outra moradora. Os moradores da ilha fizeram ainda um minuto de salva de palmas. Em frente à uma escultura com o nome da cidade, depositaram flores e acenderam velas em homenagem aos mortos. Com informações da Folhapress.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia