Jovem é torturado e amarrado em árvore durante assalto na Bahia e sobrevive após se fingir de morto; dupla é presa

Dois jovens foram presos após confessarem ter roubado e torturado um adolescente de 17 anos, durante uma tentativa de latrocínio [roubo seguido de morte] na cidade de Nova Viçosa, sul da Bahia. O garoto sobreviveu após se fingir de morto.

Segundo a polícia, a dupla, que amarrou o menor a uma árvore, teve ajuda de um adolescente, também de 17 anos, para cometer o crime.

O delegado Marco Antônio Neves, responsável por investigar o caso, contou nesta quinta-feira (26), que o crime aconteceu no dia 8 de março. A dupla foi presa na quarta (25), após prisão preventiva ser decretada pela Justiça.

A tentativa de latrocínio aconteceu depois que o adolescente identificado pelas iniciais K.B. entrou em contato com Clériston Melo Gomes, de 20 anos, por telefone, para negociar a compra de uma arma. “A vítima queria comprar o revólver para se proteger, após ter sido ameaçado por causa de um namoro”, disse o delegado.

Após acertarem a compra do revólver por R$ 700, a vítima e Clériston marcaram em um local deserto para realizarem a transação. Neste lugar, o suspeito esperou a vítima acompanhado do irmão, de 17 anos. A identidade dele não foi revelada.

Conforme as investigações, K.B. entregou o dinheiro a Clériston, que o chamou para fumar um cigarro. O adolescente teria desconfiado porque Clériston não entregou o revólver comprado. O suspeito, então, fez sinal para Fábio Ferreira de Souza, de 19 anos, que estava escondido, agir. Fábio apareceu por trás da vítima e o estrangulou.

Depois disso, ele, Clériston e o irmão começaram a agredir o adolescente com um martelo. De acordo com o delegado, o trio golpeou a vítima na cabeça e na garganta. Clériston teria usado também uma chave de fenda para agredir o menor no pescoço.

Por achar que o adolescente estava morto, o trio amarrou ele a uma árvore e saiu para comprar gasolina, na intenção de atear fogo no corpo da vítima. O delegado contou que os suspeitos chegaram a conferir a respiração de K.B. com a lanterna de um celular, mas ele se fingiu de morto para escapar.

Depois que o trio deixou o local, a vítima conseguiu se desamarrar e correu para pedir ajuda. Ele chegou até a casa de um homem que o levou para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas em estado grave, onde ficou internado com risco de morte.

Na delegacia, Clériston e Fábio disseram ao delegado que armaram a emboscada para que K.B. “deixasse de ser bobo”. Conforme Neves, o objetivo do trio era matar o adolescente após roubá-lo.

O adolescente irmão de Clériston, que também participou do crime, chegou a negar para a polícia que esteve no local. Depois, ele mudou a versão e afirmou que estava, mas que não participou do crime e teria ficado apenas olhando a ação.

O delegado, no entanto, contestou a versão do menor e disse que a vítima afirmou a participação dele no crime. Os dois suspeitos presos também confirmam a participação do adolescente. O fato foi comunicado ao Ministério Público da Bahia, e o delegado informou que aguarda manifestação do órgão para adotar medidas cabíveis.

Clériston e Fábio foram levados para o presídio de Teixeira de Freitas, onde aguardam julgamento. O adolescente que participou do crime segue solto nesta quinta-feira.

K.B. foi levado para o estado do Espírito Santo para continuar o tratamento dos traumas ocasionados pela lesão na garganta por causa da possibilidade de sequelas. O delegado não informou se ele foi transferido pela unidade ou levado pela família.

Clériston e Fábio foram presos após confessarem ter torturado, roubado e tentado matar a vítima (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Clériston e Fábio foram presos após confessarem ter torturado, roubado e tentado matar a vítima (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia