Incêndio na Chapada destrói área equivalente a 3 mil campos de futebol

 

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma área de 2,990 hectares, aproximadamente 3 mil campos de futebol, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O fogo foi controlado no final de semana, mas ainda não extinto totalmente.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Briodiversidade (ICMBio), ainda não há informações sobre as causas do incêndio, mas sabe-se que o fogo começou na parte sul da unidade, região conhecida como Chapadinha, e teve origem em um local fora do parque, no dia 13 de outubro. A Chapadinha fica nos limites dos municípios de Mucugê, Andaraí, Itaetê e Ibicoara. O principal foco do incêndio foi na região do Machobongo, área do município de Ibicoara, segundo informações do G1.

A chefe do Parque Nacional, Soraya Martins, afirmou que o local continua operando normalmente e não foi fechado para a visitação por conta do fogo, já que ele se encontra em uma região rêmora da unidade, que não fica próxima aos atrativos turísticos.

Na região, estão sendo mantidos dois aviões e brigadistas para prosseguir com a extinção das chamas e, posteriormente, realizar o monitoramento a fim de evitar novos focos. No total, foram enviados 42 brigadistas para a região para atuar no combate ao fogo. Além dos brigadistas do ICMBio, outros cerca de 20 profissionais do IBAMA PrevFogo, equipes do Grupo Ambiental do Torto (GAT) e do Parque Nacional de Brasilia, além de brigadistas voluntários, também atuaram no combate ao incêndio.

 

*Bahia Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia