Secretaria da Educação do Estado entrega Documento Curricular Referencial da Bahia ao Conselho Estadual de Educação

 

Secretaria da Educação do Estado entrega Documento Curricular Referencial da Bahia ao Conselho Estadual de Educação - Foto. Emerson Santos (98)_Easy-Resize.com
Secretaria da Educação do Estado entrega Documento Curricular Referencial da Bahia ao Conselho Estadual de Educação - Foto. Emerson Santos (82)_Easy-Resize.com

Fotos: Emerson Santos

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia entregou, nesta segunda-feira (15), ao Conselho Estadual de Educação da Bahia, a versão final do Documento Curricular Referencial da Bahia, durante a *1012ª* sessão do conselho pleno, que contou com a presença do subsecretário da Educação, Danilo Souza e da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito.

O documento, que ainda será normatizado pelos membros do Conselho, tem como objetivo assegurar os princípios educacionais e os direitos de aprendizagem de todos os estudantes do território estadual, em toda a Educação Básica. Ele será uma referência para as redes estadual, municipais e privadas.

O documento foi construído em colaboração permanente entre municípios e Estado, com a participação de diversos educadores das redes de ensino. A construção contou com uma equipe de redatores especialistas em todas as áreas do conhecimento, responsáveis pela escrita, e também contou com consultas públicas on-line e presenciais, contabilizando mais de 200 mil contribuições, envolvendo a participação dos 27 Territórios de Identidade.

O Referencial Curricular tem como base as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), complementada à luz das diversidades do território baiano, de modo a colaborar com a reescrita dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) das unidades escolares. Ele é composto de dois volumes: um para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e um para o Ensino Médio.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do documento para o fortalecimento da Educação da Bahia. “O documento foi entregue para que, novamente, o Conselho possa fazer a sua grande contribuição, a fim de que possamos construir um projeto de educação cada vez mais participativo e equitativo. O próximo passo é aguardar que o Conselho delibere sobre o documento para que ele possa ser divulgado em toda a rede e assimilado como um documento norte para que se façam todas as intervenções do ponto de vista do currículo, respeitando-se a diversidade e a realidade local”, destacou.

A presidente do Conselho, Anatércia Contreiras, falou sobre o próximo passo após a entrega do documento. “Essa entrega do documento muito honra o Conselho com essa pactuação e compromisso que, cada vez mais, se estabelece entre o Conselho e a Secretaria em uma relação de partilha, diálogo e alinhamento de ações. O documento será analisado por todos os membros do conselho para um posterior pronunciamento”, afirmou.

Posse de novo membro – Na oportunidade, também foi empossado o novo membro do Conselho, Nildon Pitombo, em substituição a Clímaco César Dias, e que cumprirá o restante do mandato correspondente ao quadriênio 2016/2020. “Minha vinda é no sentido de ajudar e colaborar com o Conselho naquilo que ele já faz há 177 anos, que de fato é o conselho mais velho do Estado, do Brasil e vem cumprindo essa tarefa de organizar os sistemas de educação de uma maneira muito sólida e competente. É um órgão que colabora com o governo no sentido de emitir todas as regulamentações possíveis para dar sustentação a regularidade das instituições privadas que compõem todo o sistema de educação do Estado da Bahia e orientar aquelas que são sistematicamente vinculadas ao sistema estadual, como é o caso das redes municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil”, disse o educador, que é licenciado em Física e mestre em Educação.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia