Kannário quer semana de conscientização para uso de cerol e linha chilena

Foto : Câmara dos Deputados

Preocupado com os jovens que soltam pipa, o deputado federal Igor Kannário (DEM) quer ampliar o debate em torno do uso de cerol e linha chilena, que continua causando vítimas graves e até fatais. Com isso em mente, ele apresentou um projeto de lei para criar a “Semana Nacional da Conscientização do Uso de Cerol e Linha Chilena nas Escolas da Rede Pública de Ensino”.

 

A ideia é celebrar a semana no mês de agosto, com ações promovidas por meio de campanhas realizadas pelo poder público para alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso destes materiais. “A brincadeira de soltar pipa, papagaio, periquito, arraia, pandorga ou qualquer outro nome regional que se pretenda atribuir, continua causando vítimas graves e até mesmo levando pessoas ao óbito. A prevenção desse tipo de acidente merece atenção ensejando a discussão do tema, ainda mais em mês que é comemorado o ‘Dia dos Estudantes’”, afirma Kannário.

 

O parlamentar destaca que os acidentes são frequentes. No ano passado, por exemplo, um motociclista morreu após ter o pescoço cortado por uma linha com cerol na orla (veja aqui). No Paraná, aconteceu o mesmo este ano.

 

“Nesse contexto, apresento esta proposta no intuito de assegurar o direito fundamental à vida, principalmente no ambiente de interação e aprendizado, em que é a escola. Acredito que a escola é o ambiente ideal para discutirmos essas questões e conscientizar para os riscos do uso desses materiais”, enfatiza o deputado.

*BN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia