Cinco jovens baianos vencem torneio mundial do Hackaton promovido pela NASA

Foto: Divulgação

Cinco estudantes baianos venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019, realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países, em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Agência Espacial Americana (NASA).

A equipe Cafeína, formada pelo estudante de Engenharia Química, Ramon de Almeida, 22 anos, pelos alunos de Administração Antonio Rocha, 18, Pedro Dantas, 19, e Genilson Brito, 18, e pelo futuro analista e desenvolvedor de sistemas, Thiago Barbosa, 23, usou como base o Gerador de Van Der Graff para desenvolver um mecanismo que possa atrair e captar resíduos plásticos nos oceanos.

Como premiação, os jovens irão conhecer o Nasa Kennedy Space Center, que fica no estado da Flórida, nos Estados Unidos e ter a oportunidade fazer a apresentação do projeto.

Os estudantes disputaram o primeiro lugar entre 2.076 projetos, na primeira etapa. O objetivo do grupo é tentar retirar os resíduos plásticos que podem ser ingeridos por animais marinhos.

Hackathon em Salvador

Em 2019, além da equipe Cafeína, mais 29 equipes participaram do hackathon em Salvador, chegando a cerca de 200 competidores, dos 520 inscritos na primeira etapa do evento. A meta inicial para 2020 era chegar a 500 pessoas disputando os primeiros lugares.

A expectativa da Nasa Space na Bahia é de que o número de participantes na próxima edição dobre após a vitória no mundial. Na edição realizada em outubro do ano passado, as equipes receberam o suporte de 5 palestrantes, 20 mentores e cinco professores de inglês para interpretar os dados da Nasa disponibilizados para consulta durante a competição.

O desafio internacional aconteceu em mais 26 cidades brasileiras, entre elas São José do Rio Preto (SP), Aracaju, Belo Horizonte (que teve uma equipe que recebeu uma menção honrosa nesta etapa final), Brasília, Curitiba, Goiânia, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, e Brasília.

*G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia