Coletivo de Advogados Negros e Negras da Bahia realiza primeira Reunião Geral de 2020

 

O Coletivo de Advogados Negros e Negras da Bahia (Canneba) realizou a primeira Reunião Geral nesta sexta-feira (24), no Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). O objetivo deste primeiro encontro foi apresentar as ideias centrais do coletivo, seus princípios, propostas e objetivos aos Advogados(as), bacharéis e estudantes negros(as) interessados em construir esse “quilombo jurídico”.

O Canneba pretende ser um lugar tanto de acolhimento e criação de oportunidades para profissionais e estudantes negros(as), bem como possibilitar o acesso à justiça para a população.

O Coletivo busca também, a partir da expertise dos profissionais, a fiscalização, aprimoramento e proposição de políticas públicas antirracistas e de igualdade de gênero.

O Canneba é produto da percepção de que é preciso aproveitar a posição de profissionais do Direito para agir em prol das pautas raciais.

O encontro foi muito produtivo, e aponta o quanto se faz necessário a construção de iniciativas como essa, diante de um mercado e sistema de justiça ainda bastante excludentes, e arraigados pelo racismo estrutural, o aquilombamento jurídico se faz necessário.