Bahia registra 12 casos suspeitos de coronavírus, diz Sesab; seis deles foram excluídos

A Bahia registrou 12 casos suspeitos de Covid-19 (coronavírus) até esta quinta-feira (27). A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Conforme a Sesab, seis casos suspeitos já foram descartados, outros quatro deram negativo no primeiro exame e aguardam a contraprova e dois estão em análise. Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Segundo informações da Sesab, os seis casos descartados estavam nos municípios de Camaçari, Tucano, Jequié e Itabuna. Os pacientes que aguardam a contraprova são da cidade de Itabuna e os dois que estão em análise estão internados nos hospitais Português e Aliança, em Salvador.

O órgão informou que os casos são listados em um Banco Oficial do Ministério da Saúde. O banco de dados é atualizado todos os dias às 12h.

Entretanto, até nesta quinta, o site do Ministério da Saúde só registrava três casos notificados na Bahia. Dois deles descartados e um suspeito.

Segundo o Ministério da Saúde, para um caso ser considerado suspeito, é necessário:

  • Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
  • Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU
  • Situação 3: Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E contato próximo de caso confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Os países considerados área de transmissão são: Japão, Itália, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Malásia, Singapura, Coreias do Sul e Norte, Tailândia, Vietnã, Cambodja e China.

De acordo com a SMS, os pacientes monitorados na capital baiana apresentaram sintomas respiratórios leves estiveram recentemente em países que têm a circulação do vírus, de acordo com a nova lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia