Escola Bahiana cancela vestibular de medicina e revolta estudantes

 

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública anunciou na manhã deste sábado, 5, o cancelamento do vestibular do curso de medicina para o semestre de 2021.1, realizado nesta sexta, 4, na modalidade online. Segundo a instituição, a decisão foi motivada por instabilidades no sistema, reportadas por diversos estudantes.

Em seu site oficial, a Bahiana se pronunciou sobre o ocorrido e garantiu que vai prezar pela isonomia do processo seletivo. “Como a instituição sempre zelou pela qualidade e segurança de suas ações, a Escola Bahiana acredita que esta é a melhor forma de garantir a lisura e isonomia de todo o processo”.

Para os que realizaram o vestibular, serão disponibilizadas inscrições automáticas para uma nova prova, que deverá ser realizada somente no próximo ano, mas ainda sem data definida. Aqueles que não desejarem realizar o processo, o valor da taxa de inscrição será restituído para o candidato.

Através das redes sociais, os alunos que realizaram o mesmo processo no semestre anterior, turma de 2020.2, também se posicionaram através de comunicado sobre as falhas ocorridas no vestibular. Em nota, eles afirmaram que essa também foi a realidade de processos seletivos de outros cursos de saúde da Bahiana, classificando o ocorrido como “inadmissível” e tornando a prova como “injusta e excludente”.

Nos comentários da publicação da Bahiana no Instagram, com o comunicado do cancelamento do vestibular, diversos estudantes se manifestaram de forma negativa à situação ocorrida durante o processo seletivo. “Absurdo” e “falta de respeito” foram os termos mais utilizados para descrever o episódio.

“É bom vocês refletirem e cobrarem da empresa contratada para organização do processo seletivo um pouco mais de responsabilidade. A prova dos outros cursos já tinha apresentado inúmeros problemas e vocês cruzaram os braços diante disso”, diz um dos comentários na publicação.

Em outros casos, algumas pessoas ainda consideraram o cancelamento uma decisão correta por parte da instituição, mas solicitaram que a Bahiana divulgasse o gabarito da prova realizada nesta sexta, para que os candidatos pudessem ter uma melhor noção de seus desempenhos.

Por fim, a instituição ainda reiterou que a iniciativa de realização da prova online ocorreu, exclusivamente, com o intuito de garantir a segurança de todos os envolvidos, em decorrência do momento de pandemia.

Fonte; A Tarde



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia