Horário do toque de recolher pode ser ampliado, diz Rui Costa

Foto : Divulgação/Sesab

O horário do toque de recolher na Bahia pode ser estendido caso a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus suba para 80%. Nesta sexta-feira (19), primeiro dia da medida restritiva, o percentual está em 77%. As informações são do governador do estado Rui Costa (PT).

O toque vai valer em todo o estado pelos próximos sete dias, das 22h às 05h, menos naquelas cidades onde as taxas não estão elevadas, como é o caso da região do oeste, Irecê, Jacobina e Alagoinhas. Os dados da gestão estadual indicam um risco real de colapso do sistema de saúde e, consequente, aumento na mortalidade.

“Se os números continuarem crescendo nós vamos ter que tomar outras medidas, além de ampliar o horário do toque de recolher. Se chegar nos próximos dias em 80% eu vou, imediatamente, ampliar. Nós não podemos repetir cenas que, infelizmente, aconteceram em outros estados com famílias desesperadas em portas de hospitais”, disse o governador em entrevista à TV Bahia.

Mais cedo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou medidas mais duras no combate ao vírus. A gestão da capital baiana vai fechar os parques públicos, encerrar as atividades em repartições públicas e restringir horário do funcionamento do comércio em bairros com elevada taxa de contaminação.

“Na prática, temos que ter mais cuidados do que tivemos na primeira onda, se os números se repetirem é capaz de vermos cenas iguais às de Manaus”, alertou Reis durante coletiva de imprensa.

*BNews



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia