Com 26 anos de atividades, SAC ultrapassa 207 milhões de atendimentos

SAC ultrapassa 207 milhões de atendimentos

Referência no serviço público na Bahia e no Brasil, a Rede SAC comemora 26 anos de inauguração nesta quarta-feira (1). Neste período, já foram realizados mais de 207 milhões de atendimentos. Pioneiro nesse formato de atendimento ao público no país, do primeiro posto no bairro do Comércio, ao mais recente Ponto SAC, inaugurado em Boninal, já são 78 unidades fixas no Estado, presentes em 65 cidades. Além disso, é preciso destacar as três carretas do SAC Móvel, que percorrem a Bahia realizando atendimento em outros municípios baianos.

Entre os serviços mais demandados, a liderança fica com a emissão de RG, com mais de 20 milhões, seguida por dois serviços do SineBahia: Intermediação de Mão-de-Obra, com 13,5 milhões, e entrada no Seguro-Desemprego, com quase 8 milhões. Quanto aos 15 postos na capital e Região Metropolitana (RMS), o que possui mais atendimentos durante estes 26 anos é o SAC Barra, com quase 20,7 milhões. Entre os 21 postos no interior, e 42 Pontos SAC, a liderança no quesito quantidade de atendimentos é do SAC Feira I, que possui a marca de 9,7 milhões.

Um grande diferencial do SAC nos últimos anos é a expansão, principalmente no interior. De 2007 a 2021 a Rede SAC passou de 25 unidades inauguradas para as 78 atuais, representando um crescimento de 212%. Destas 53 novas unidades em 14 anos, 42 foram os denominados Pontos SAC. De 2015 a agosto de 2021, foram inaugurados 25 deles. “São unidades mais compactas, situadas em municípios do interior, estruturadas para atender às demandas de populações que tinham dificuldade em conseguir documentos básicos de cidadania”, destaca o secretário da Administração, Edelvino Góes.

O avanço tecnológico, uma realidade no cotidiano das pessoas, sempre esteve presente também no SAC. Atualmente, o atendimento em qualquer posto da rede é feito sob agendamento através do SAC Digital. “O atendimento por hora marcada traz mais comodidade e facilidade ao cidadão, que só precisa chegar ao posto com apenas 15 minutos de antecedência do horário previsto, sabendo que não vai enfrentar filas e desgastes. Por isso, decidimos implementar em toda a rede”, pontua Góes. Para ter acesso à plataforma e agendar atendimento na Rede SAC, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia