Conselho Nacional de Bombeiros participa de força-tarefa no apoio às vítimas das fortes chuvas em municípios de diferentes regiões da Bahia

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

A estrutura de apoio às vítimas das fortes chuvas que atingem mais de 60 municípios baianos foi reforçada neste sábado (25). As ações do Governo da Bahia ocorrem em parceria com o Governo Federal e com outros estados e instituições. Além da instalação de mais uma base de apoio em Ilhéus, o Governo do Estado também decidiu, hoje, convocar o Conselho Nacional de Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), instituição que reúne bombeiros de todo o país.

Neste sábado, o governador Rui Costa se reuniu com os ministros da Cidadania, João Roma; da Saúde, Marcelo Queiroga; e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; além do secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas; de outros governadores e secretários estaduais e municipais.
O apoio federal inclui combustível e aeronaves para auxiliar nos resgates. A base de apoio em Ilhéus, no Sul do estado, conta com o reforço de equipes da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, da Superintendência Estadual de Defesa Civil (Sudec) e da Polícia Rodoviária Federal, que enviará aeronaves e agentes.

Outro apoio importante é de agentes do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, com oito servidores, dois botes e duas caminhonetes, e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que também encaminhou efetivo para a Bahia. A Base Avançada em Itamaraju permanece montada, apoiando os moradores do Extremo Sul baiano.

Governos estaduais

No início da manhã, o governador Rui Costa já havia entrado em contato com governadores do Nordeste e de outras regiões para organizar a vinda do apoio necessário ao enfrentamento deste desafio de levar ajuda aos moradores das cidades alagadas. Os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Maranhão já indicaram que vão se unir aos esforços da Bahia e do Governo Federal.

Itamaraju

Em Itamaraju, a base operacional continua oferecendo apoio à população. Atualmente, 103 bombeiros estão em ação na região, também incluindo prepostos em Jucuruçu, Prado e Guaratinga. Outros 12 bombeiros que estavam em Itamaraju estão em deslocamento para Ilhéus, para dar apoio ao 4° GBM/Itabuna e ao 5° GBM/Ilhéus.

“Infelizmente temos pelo menos 20 municípios com várias comunidades debaixo d’água. Por isso, estamos mobilizando todas as nossas forças. Montamos uma base de apoio em Ilhéus, estamos deslocando reforço de pessoal dos Bombeiros, da Polícia Militar, aeronaves, além dos comandantes dos Bombeiros e da Defesa Civil. E a partir de Ilhéus, vamos montar a base de apoio para toda a região”, afirmou Rui.

Segundo o governador, nesse primeiro momento, o esforço é para retirar todas as pessoas de áreas de risco, de casas que eventualmente corram risco de desabar. “Também estamos restabelecendo ligações de água, de energia, tentando fazer ligações de estradas provisórias. Quero reafirmar que estamos completamente mobilizados e já tomando todas as medidas, enviando todo o material de apoio, como cestas básicas, cobertores, água, tudo para socorrer essas pessoas”.

Vistoria de barragens e orientação às prefeituras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), tem realizado vistorias técnicas com sua equipe de fiscalização e monitoramento ambiental, nos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, com o objetivo de verificar as barragens após as fortes chuvas que têm atingido o estado.

Algumas vistorias, realizadas ontem e hoje (25), constataram que algumas barragens precisam de intervenções para amenizar futuras complicações.
Na divisa de Anagé com Vitória da Conquista, uma pequena barragem, a barra de Beija Flor, rompeu, mas sem danos significativos, a água correu para o rio de Contas e chegou na barragem de Pedras, em Jequié.
Os técnicos irão auxiliar e orientar as equipes da Defesa Civil dos municípios e do estado para que, juntos, possam ajudar os moradores das cidades atingidas.

Fonte: Ascom/GovBa



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia