Coelba reforça orientações de segurança para quem vai curtir o Carnaval na praia

Coelba reforça orientações de segurança para quem vai curtir o Carnaval na praia


O Governo da Bahia cancelou o feriado de Carnaval deste ano devido à pandemia da covid-19. Mesmo assim, muitas empresas decidiram manter o feriadão e vão liberar seus colaboradores durante os dias que seriam de festa.

Como tradicionalmente ocorre todos os anos, a tendência é que o Litoral do Estado receba uma grande quantidade de famílias a partir desta sexta-feira (25) até a quarta-feira de cinzas (2).

Pensando nisso, a Neoenergia Coelba preparou algumas orientações de segurança, alertando para a importância de se tomar alguns cuidados para prevenir acidentes domésticos com energia elétrica. São iniciativas simples e que podem garantir a alegria do feriadão e o descanso de todos durante os próximos dias. 

Para além do bom funcionamento do fornecimento de energia elétrica das casas ou apartamentos, uma revisão na instalação elétrica é imprescindível para evitar acidentes domésticos causados por sobrecargas e curtos-circuitos, além de contribuir para a economia na conta de luz, uma vez que circuitos modernos e eficientes reduzem as perdas de energia e reforçam a confiabilidade das instalações.  

No litoral, essa revisão se faz ainda mais necessária por causa da ação da maresia e da salinidade nas estruturas do padrão de entrada e instalações internas das residências.

Geralmente, nessas inspeções, é constatada a necessidade de substituição de disjuntores, fiação, quadros elétricos, tomadas, pontos de luz e outros elementos que estejam danificados ou são incompatíveis com as novas demandas de consumo. 

  Outra dica importante da Neoenergia Coelba é aproveitar a revisão elétrica da residência para substituir eletrodomésticos ineficientes por outros que vão consumir menos, como por exemplo, as lâmpadas fluorescentes compactas que podem ser trocadas por LED, mais eficientes, econômicas e com vida útil estimada em 10 anos (25 mil horas). As lâmpadas LED com selo Procel de eficiência garantem uma economia de até 40%. 

Outras orientações para evitar acidentes nas casas de praia:  

• Corrija os fios expostos ou descascados e garanta que existe um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando.

• Inspecione e bloqueie o acesso das crianças a instalações de bombas d’água elétricas e casas de máquinas de piscinas.

• Mantenha as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, um risco potencializado pela curiosidade natural das crianças.

• O uso definitivo do famoso “T” (benjamim) e de extensões para ligar eletrodomésticos e jogos eletrônicos devem ser eliminados, pois, além de sobrecarregar as tomadas, podem causar curtos-circuitos e incêndios.

• Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrirem freezers e refrigeradores. Lembre-se que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Neoenergia Coelba lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).  

• Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio. A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada, caso contrário pode representar perigo de choque elétrico.

• Reforce o cuidado com o uso de tablets e smartphones, especialmente quando as baterias estiverem sendo carregadas nas tomadas. Não utilize os aparelhos durante o carregamento.  

• Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

• No caso de eventuais ocorrências na rede elétrica da Neoenergia Coelba, manter contato através número 116.