Secretaria de Políticas para Mulheres e Detran-BA firmam acordo para promover empoderamento feminino no trânsito

Foto: Itailuan Anjos

O Governo do Estado da Bahia está empenhado em promover o empoderamento feminino por meio de diversas ações e políticas públicas. Nessa quinta-feira (13), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) participou de um evento realizado no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), onde foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM).

O objetivo do acordo é elaborar e executar políticas públicas voltadas para todas as mulheres, com foco especial naquelas em situação de pobreza e vulnerabilidade social, respeitando suas diferenças. Uma das principais iniciativas é a campanha “Elas à frente no trânsito”, que visa sensibilizar sobre questões de gênero no trânsito, formar multiplicadoras, promover eventos e atividades relacionadas ao empoderamento feminino, além de oferecer cursos de capacitação sob temas como empoderamento feminino e combate à violência de gênero no trânsito.

O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, do diretor geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e da secretária da SPM, Elisângela Araújo. Pimentel ressaltou que as políticas públicas estabelecidas entre os dois órgãos visam a redução de casos de assédio e importunação sexual no transporte público, em carros por aplicativo, bem como combater o preconceito contra as mulheres no trânsito.

Além disso, durante o evento, foi lançado o “Selo Lilás”, uma iniciativa que incentiva empresas baianas a adotarem políticas de igualdade de gênero e a atuarem na defesa das mulheres contra discriminação, assédio e violência sexual no ambiente de trabalho. O selo é uma forma de reconhecer e valorizar as empresas que se engajam na construção de um ambiente de trabalho seguro e igualitário.

Essa parceria entre o Governo do Estado, Detran-BA e SPM reforça o compromisso em promover a equidade de gênero, combater a violência contra as mulheres e promover a inclusão e o empoderamento feminino em todos os setores da sociedade baiana.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia