Salvador lidera geração de empregos no Norte e Nordeste e tem metade dos postos de trabalho criados na Bahia, diz Caged

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Salvador novamente lidera o ranking de geração de empregos nas regiões Norte e Nordeste, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta sexta-feira (15). Em janeiro deste ano, a capital baiana teve saldo positivo de 2.451 postos de trabalho, o que coloca a cidade também entre as maiores do país em geração de empregos.

Com esse resultado, em todo o país, Salvador ocupa a quinta posição entre as capitais e a sétima colocação em relação a todos os municípios brasileiros. Na capital baiana, em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 128,6% na geração de empregos. Em janeiro de 2023, foram criados 1.072 postos formais na cidade.

O destaque no primeiro mês do ano foi o setor de serviços, que foi responsável pelo saldo positivo de 2.243 na capital baiana. Neste grupo, as atividades administrativas e serviços complementares tiveram destaque, com 2.035 postos de trabalho. Em segundo lugar ficou a construção civil, com saldo de 1.090. Em seguida veio a indústria, com 74 empregos formais.

O saldo positivo registrado em Salvador representa 50,8% do total de postos de trabalho criados na Bahia em janeiro deste ano, conforme apontam os dados. O estado teve saldo de 4.821 postos com carteira assinada. No mesmo período, o Brasil contabilizou 180.395 novas vagas de trabalho, ainda de acordo com o Caged.

A secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, destaca que o resultado do Caged reflete o trabalho da Prefeitura em fomentar a empregabilidade por meio da atração de empresas e geração de negócios na cidade. Ela citou ainda o fomento à atividade econômica durante todo o período do verão e os cursos de qualificação e capacitação de mão de obra, além das mais diversas ações integradas realizadas pela Prefeitura.

“Além disso, temos o programa Invista Salvador, que foi lançado no ano passado e já tem trazido frutos para a cidade. Temos, por exemplo, a loja da Leroy Merlin, que chegou graças à atuação do programa. Já temos mais de 40 atendimentos feitos desde o lançamento do Invista Salvador. Então, é graças a essa soma de esforços de toda a Prefeitura que temos conseguido resultados positivos”, afirmou.

Em toda a região Nordeste, foram gerados 11.606 postos – ou seja, Salvador sozinha representa mais de 21% do total de empregos criados na região em janeiro deste ano. Entre as capitais nordestinas, Fortaleza aparece na segunda posição, atrás de Salvador, com 1.915 novas vagas de emprego.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia