SP: Crianças de 4 a 10 anos são achadas abandonadas em meio à sujeira em casa

Quatro crianças, com idades entre 4 e 10 anos, foram encontradas em situação de abandono em uma casa no bairro Baroni, em Barretos (SP), na quarta-feira (3). Um adolescente de 17 anos também estava na residência, sob efeito de drogas, segundo o Conselho Tutelar.

Aos conselheiros tutelares, as crianças afirmaram que os pais viajaram a Ribeirão Preto (SP) no domingo e que estavam sozinhas desde então. Os pequenos foram levados para um abrigo até que a Justiça determine o encaminhamento deles. Os pais já foram encontrados.

Segundo o Conselho Tutelar, a família já era acompanhada há 7 anos, com histórico de abandono em outras ocasiões, além de negligência, maus-tratos e evasão escolar e as crianças foram encontradas abandonadas durante visita solicitada pelo Fórum de Barretos.

“Recebemos a notícia de que as crianças estavam sozinhas porque os genitores teriam ido para Ribeirão Preto, onde está internada uma bebê que é filha do casal”, disse a conselheira tutelar Andreza Rebor.

A filha mais nova do casal, de 1 ano, está internada no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto, onde trata um problema congênito no fígado. A bebê também é acompanhada pela Vara da Infância e Juventude e está acolhida pelo Conselho Tutelar.

“Disseram que a filha está lá no hospital e que foram cuidar dela lá, mas isso não é verdade, porque a criança está sob responsabilidade do abrigo e está sendo muito bem cuidada”, comentou Andreza.

Abandono
As crianças foram encontradas em situação de abandono em local insalubre, com restos de comida espalhados pelo chão, além de um cachorro, um gato e um galo dentro da casa. “Estavam bastante sujas, descalças, com roupas sujas e uma situação muito precária”.

Segundo Andreza, as crianças estavam sozinhas e um irmão delas, um adolescente de 17 anos, também estava na casa. Ele foi encontrado desacordado, sob efeito de drogas. Todos eles foram levados para um abrigo.

Ainda de acordo com a conselheira tutelar, os pais chegaram a Barretos ainda na tarde de quarta-feira (2) e tentaram impedir o acolhimento dos menores. “Apareceram no Conselho bastante nervosos, xingando, mas a gente determinou que as crianças ficassem acolhidas, até porque estavam com bastante fome”, comentou Andreza.

O destino das crianças depende ainda de decisão do juiz da Vara de Infância e Juventude de Barretos, que decidirá será elas serão encaminhadas para um abrigo permanente ou ficarão com os pais, após trabalho com assistentes sociais.

abandonobarretos
abandonobarretos2
adolscente_abandono


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia