Ministério da Saúde lança edital para contratação de mais de 5 mil novos médicos

O Ministério da Saúde lançou um edital, por meio do programa Mais Médicos, com 5.811 vagas para médicos com CRM Brasil atuarem nos postos de saúde reforçando o atendimento à população durante a pandemia mundial do coronavírus. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11), em edição extra, e as inscrições devem começar na próxima segunda-feira (16).

Os profissionais serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país, além de 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). As capitais e grandes centros urbanos voltarão a fazer parte do programa, que estava apenas priorizando os municípios mais carentes.

De acordo com o ministério, a mudança acontece por causa das grandes cidades que possuem maior concentração de pessoas e são locais propensos à circulação do Covid-19. Atualmente, o Programa Mais Médicos conta com 12.258 profissionais distribuídos em 3.465 municípios em todas as unidades da federação.

A expectativa é que os médicos já comecem a atuar nos municípios no início de abril.  Além disso, junto com o edital para chamamento dos profissionais médicos, o Ministério da Saúde publicou outro edital para que os municípios que já participavam do programa Mais Médicos manifestem a intenção de renovar as vagas para os novos profissionais.  Os secretários de saúde municipais já  já podem indicar o interesse em receber os médicos s partir de segunda.

Emergência do coronavírus

Estudos indicam que a maioria dos casos de coronavírus são leves e podem ser atendidos nos serviços da Atenção Primária. Mais de 42 mil postos de saúde distribuídos pelo país são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. A população deve buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória. Para isso, o Ministério da Saúde está reforçando ainda mais a capacidade assistencial dos postos de saúde durante a atual pandemia do coronavírus.

O programa Saúde na Hora, que estende o horário de atendimento dos postos de saúde para pelo menos 12 horas por dia, será ampliado. Para isso, novos critérios do programa foram criados para facilitar a adesão dos municípios ao programa. Atualmente, cerca de 1.520 postos de saúde já participam do programa, em 238 municípios. Com a nova medida, a expectativa é ampliar o horário de funcionamento em cerca de mais 5.200 mil unidades de 1.500 municípios, ampliando a cobertura de atendimento para cerca de 60 milhões de brasileiros.

Assim, a população terá mais acesso aos serviços ofertados nas unidades de saúde, como consultas médicas e odontológicas; cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; aplicação de vacinas; consultas pré-natal; entre outros procedimentos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia