Sem recursos no orçamento, Censo 2021 do IBGE não será realizado

Foto: reprodução

O censo demográfico feito pelo IBGE a cada 10 anos não será realizado em 2021, conforme informou o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

“Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, declarou o secretário.

A último pesquisa foi feita em 2010. A que seria feita em 2020 foi adiada devido à pandemia, e o dinheiro foi usado no combate ao coronavírus. No começo de abril, o IBGE suspendeu o concurso público para contratação de recenseadores.
Em artigo publicado no jornal O Globo, a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, e o diretor de Pesquisas, Eduardo Rios-Neto, explicaram a importância dos dados para o combate à pandemia e também aos repasses para municípios.

“Para destacar o caso mais em evidência, o da pandemia, o Censo Demográfico permitirá detalhar a população em risco (por idade e sexo) para campanhas de vacinação, destacando as condições de infraestrutura domiciliar e arranjos domiciliares que favorecem maior ou menor difusão do contágio. Além disso, as condições de superação e recuperação no período pós-pandêmico serão também calibradas por estes dados”, destacou o órgão.

“Em 2019, do montante total cerca de R$ 396 bilhões que foram transferidos pela União a estados e municípios, cerca de R$ 251 bilhões (65% do total) foram transferências que consideraram dados de população”, afirma.

Com informações do G1.