Auxílio emergencial para chefe de família: valor e quem vai receber

Foto: Agência brasil/ reprodução

O Ministério da Cidadania começa a pagar nesta sexta-feira, 6, parcelas do auxílio emergencial para mais 110 mil mulheres que são chefes de família monoparental, ou seja, que criam os filhos sozinhas.

Esse recurso havia sido bloqueado devido à inconsistências nas informações das beneficiárias. Com isso, o número de mãos contempladas pelo auxílio emergencial em 2021 chega a mais de 8,5 milhões.

Para saber se você também está entre as mulheres contempladas por esse desbloqueio, continue conosco e veja ainda o valor do auxílio emergencial para chefe de família.

Pagamento retroativo

Para as mulheres que são inscritas no programa Bolsa Família, o pagamento retroativo será feito conforme as datas do calendário regular do programa. Assim, a orientação é conferir o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) e verificar a data do depósito.

O auxílio emergencial para chefe de família que não faz parte do programa social, receberão nesta sexta-feira em uma única transferência que será feita para as contas sociais digitais.

Valor do auxílio emergencial para chefe de família

 

Para essa rodada de pagamentos, o governo federal vai depositar R$ 82,24 milhões para as mães que criam os filhos sozinhas.

Como esse grupo tem direito de receber parcelas no valor de R$ 375, aquelas que tiveram benefício desbloqueado receberão todas as parcelas a que têm direito de forma retroativa.

Para saber o valor total a ser recebido, basta conferir quais parcelas estavam bloqueadas. Vale ressaltar que já foram liberadas quatro parcelas do auxílio emergencial este ano.

Consulta da liberação

Para saber se você está entre as 110 mil mulheres que têm direito ao auxílio emergencial para chefe de família, basta fazer a consulta da situação do auxílio emergencial.

Isso deve ser feito através do site da Caixa Econômica Federal, ou pela plataforma disponibilizada pela Dataprev.  Mas se o seu benefício ainda estiver com informações sobre bloqueio, a orientação é aguardar, visto que ainda há mais 27 mil cadastros do auxílio emergencial para chefe de família que serão processados.

Sendo assim, o Ministério da Cidadania e a Dataprev farão a conferência dos dados para verificar a elegibilidade das beneficiárias.

Calendários de pagamento

 

O pagamento do auxílio que iria até julho foi prorrogado por mais três meses. Diante disso, as mulheres que tiveram o benefício desbloqueado também podem conferir a situação da 5ª parcela do auxílio emergencial.

Essa rodada de pagamentos começa no dia 18, para os beneficiários do Bolsa Família, nas seguintes datas:

 

  • Final do NIS 1: depósito e saque no dia 18/8
  • Final do NIS 2: depósito e saque no dia 19/8
  • Final do NIS 3: depósito e saque no dia 20/8
  • Final do NIS 4: depósito e saque no dia 23/8
  • Final do NIS 5: depósito e saque no dia 24/8
  • Final do NIS 6: depósito e saque no dia 25/8
  • Final do NIS 7: depósito e saque no dia 26/8
  • Final do NIS 8: depósito e saque no dia 27/8
  • Final do NIS 9: depósito e saque no dia 30/8
  • Final do NIS 0: depósito e saque no dia  31/8

 

Vale ressaltar que, para o público geral, ainda não foram definidas as datas do pagamento a extensão do auxílio emergencial.

*DCI


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia