Maranhense de 60 anos consegue ser aprovada em vestibular após 36 anos tentando

Ana Maria Cabral foi aprovada no Paes 2021 aos 60 anos, no Maranhão — Foto: Arquivo Pessoal

Desde 1985, o sonho da dona Ana Maria Cabral em fazer faculdade de Pedagogia bateu na trave várias vezes. Mas enquanto o objetivo não era alcançado, surgiu a oportunidade dela se tornar Técnica de Enfermagem e ela assim fez. Só que tudo mudou em 2021, após 36 anos. Ana Maria aproveitou o incentivo de Heide, único filho com formação superior, e encarou o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2021), o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A lista com o nome dos aprovados foi divulgada nessa quinta-feira (5) e nela uma grata novidade: o nome de Ana Maria Cabral, de 60 anos, estava entre eles.

“Eu tenho 60 anos. Tenho três filhos, vivo uma união estável há 13 anos. No ano passado, meu filho fez a inscrição para o vestibular da UEMA. Minha rotina de estudo sempre foi pegando livro em casa, respondendo textos, lendo obras. Mas fazia quando conseguia, às vezes faltava tempo. Já aconteceu de eu estudar e acabar dormindo em cima do livro”, disse Ana Maria.

Se a meta ainda precisava ser alcançada, a rotina de estudos, então, precisou se adaptar. Ana Maria dividia atenção entre os livros e os plantões de enfermagem, as atribuições como mãe, avó, esposa e dona de casa.

“O curso de Pedagogia sempre foi um curso que eu desejei fazer, porque desde muito cedo eu gosto de ensinar. Isso fez com que eu optasse pelo curso e tive a sorte de receber muito incentivo da minha família. Eu não desisti do meu sonho. No dia da prova, eu cheguei em cima da hora. Errei a sala, cheguei uns três minutos antes da prova começar. Mas não achava que eu tivesse ido bem, mas quando meu filho me falou [do resultado], pareceu a melhor notícia do mundo”, disse a futura pedagoga.

A aprovação fez Ana Maria entrar em êxtase. Uma felicidade que já reflete nos planos dela como universitária. “Foi maravilhoso, eu não sabia se eu chorava, gritava, pulava, foi muito bom. É impressionante como a vida da gente muda de um dia para o outro. Minhas expectativas são as melhores possíveis, eu quero me esforçar pra ser uma das melhores alunas da turma”, disse.

Sabendo que muita gente acaba abandonando o sonho de fazer faculdade ao longo da vida, Ana Maria diz que o segredo é ter força para resistir, persistir e correr atrás.”O conselho que eu quero dar para quem ainda não fez faculdade porque acha que já passou o tempo, ou porque não tem apoio de ninguém, eu falo para buscar apoio em Jesus, porque Ele pode tudo. Busque apoio em quem lhe dá incentivo. Mesmo se parecer impossível, continue, insista. Se eu não tivesse passado dessa vez, mesmo com 60 anos, eu iria tentar. Se fosse pra eu passar com 70 anos, eu ia passar, mas não ia desistir”, conta.

*G1

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia