Com câmera corporal, letalidade de PMs de SP cai 40% e é a menor desde 2001

A letalidade de policiais militares em serviço caiu quase 40% em 2022 e fez o Estado de São Paulo atingir o menor patamar de mortes cometidas por PMs em serviço em duas décadas. Este é a segunda queda expressiva após a instalação de câmeras corporais na farda de PMs. As informações são do Metrópoles.

Dados oficiais apontam que 256 pessoas morreram em supostos confrontos com policiais militares em serviço em 2022, o menor número de São Paulo ao menos desde 2001. Em 2021, quando o índice já havia recuado 36% em relação ao ano anterior, foram registrados 423 casos.

Já para PMs de folga, as ocorrências com morte subiram de 120 para 126 no período (5% a mais). Nesses casos, os agentes não estão de farda e, portanto, a ação não é registrada por câmeras.

A estatística foi divulgada nesta quinta-feira (26) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Na total de ocorrências em serviço e de folga, São Paulo contabilizou 382 casos de letalidade da PM em 2022 – uma queda de 29,6% em relação às 543 mortes de 2021. Esse índice, somado, é o menor desde 2005.

Atualmente, há 10,1 mil câmeras corporais em 60 batalhões da PM de São Paulo. O efetivo da corporação é composto por cerca de 80 mil homens e mulheres.

Diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisadora do tema, a socióloga Samira Bueno avalia que a queda da letalidade da PM em 2022 é “impressionante”. Segundo analisa, a redução de mortes tem relação com o programa das body cams, mas há outros fatores envolvidos.

“A câmera corporal protege o policial e dá segurança para ele”, afirma. “Por avaliações preliminares e estudos, tudo indica que as câmeras também têm responsabilidade importante na queda da letalidade.”

Samira pondera, no entanto, que a tecnologia, por si só, não pode ser vista como “panaceia” e deve fazer parte de uma política mais ampla para garantir redução sustentada da letalidade.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia